segunda-feira, 15 de março de 2021

Lixo e População

     A produção de lixo no mundo deve ter um aumento de 1,3 bilhão de toneladas para 2,2 bilhões de toneladas até o ano de 2025, segundo as estimativas do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). Para os especialistas da entidade, a gestão dos resíduos e o descarte correto de materiais se torna cada dia mais imprescindível para que o mundo caminhe para um desenvolvimento sustentável.

     O crescimento populacional e o consumismo descontrolado e desinteligente (não planejado e ignorante), eleva a quantidade de lixo (resíduos sólidos) dia a dia no planeta. Essa grande quantidade de lixo, não tratado e/ou depositado (descartado) inadequadamente no espaço geográfico, traz sérios problemas ambientais como a poluição d’água, do solo e do ar e doenças correlatas (doenças originadas destes tipos de poluição por resíduos sólidos).

O Aterro Controlado do Jóquei, ou como é mais conhecido, o Lixão da Estrutural, considerado o maior lixão da América Latina, está localizado a apenas 15km do Congresso Nacional e a meio quilômetro do Parque Nacional de Brasília. Ele ocupa uma área de aproximadamente 200 hectares, o que corresponde a cerca de 243 campos de futebol e acumula mais de 40 milhões de toneladas de lixo, que podem formar uma montanha de quase 55 metros de altura – correspondendo a um prédio de aproximadamente 16 andares. Ele já chegou a receber 887.220 toneladas de lixo em um ano, o que corresponde a mais de 2.400 toneladas de lixo por dia. Ele também recebe em média 5 mil toneladas de entulhos de construções, a somatória resulta em mais de 7 mil toneladas de lixo por dia. Foi desativado em 2017.

     A solução deste problema ambiental passa pelas mudanças de hábitos individuais e ações coletivas. REDUZIR a geração de lixo, REUTILIZAR aquilo que pode ser reaproveitado e RECICLAR o lixo residencial, industrial e rural, transformando-os em outro material útil para sociedade, são formas de amenizar os impactos ambientais dos resíduos sólidos no espaço geográfico (paisagens, lugares, regiões e territórios).

Como reduzir a produção de lixo no dia a dia

  1. Planeje suas compras.
  2. Opte pela produção caseira. ...
  3. Priorize produtos com refil e a granel. ...
  4. Prefira embalagens reutilizáveis e retornáveis. ...
  5. Colabore com a reciclagem de lixo eletrônico e a coleta seletiva. ...
  6. Evite descartáveis. ...
  7. Reaproveite o lixo orgânico. ...
  8. Compacte embalagens para descartá-las...
  9. Exija dos governos federal, estadual e municipal, políticas de proteção ao Meio Ambiente...
  10. Pense, planeje e execute os 3 R’s: Reduzir, Reutilizar e Reciclar...
  11. Dê exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.