O maior rio do mundo, sem dúvida alguma, é o Rio Amazonas, que se destaca tanto em termos de volume de água como em extensão.
Durante muito tempo, houve debates sobre se o Rio Nilo poderia superá-lo em extensão. No entanto, em 2008, pesquisadores do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) puseram fim a essa controvérsia ao utilizar imagens de satélite e dados cartográficos. Os resultados obtidos pela equipe liderada por Paulo Roberto Martini, da Divisão de Sensoriamento Remoto do INPE, confirmaram que o Rio Amazonas é, de fato, o maior rio do mundo, estendendo-se por impressionantes 6.992 quilômetros, o que representa 140 quilômetros a mais do que o segundo colocado, o Rio Nilo na África, que possui uma extensão de 6.852 quilômetros.
Em relação ao volume de água, o Rio Amazonas também se destaca como o rio mais caudaloso do mundo. Sua descarga de água doce no Oceano Atlântico é monumental, atingindo cerca de 210.000 m³/s (metros cúbicos por segundo). Isso equivale a aproximadamente um quinto de toda as descargas de água fluvial presente em nosso planeta. O rio Amazonas, verdadeiramente, reina soberano na categoria de maior e mais volumoso rio do mundo.
Bacia hidrográfica do rio Amazonas no território brasileiro. |
Bacia hidrográfica do rio Nilo no trecho sahariano. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.