segunda-feira, 29 de março de 2021

Origens do Povo Brasileiro


     O povo brasileiro foi originado a partir da miscigenação entre diferentes etnias.

O quadro “Operários”, de Tarsila do Amaral, 1933, mostra a miscigenação do povo brasileiro.



        A população brasileira é bastante miscigenada. Isso ocorreu em razão da mistura de diversos grupos humanos que aconteceu no país. São inúmeras as "raças" (no contexto demográfico, raça é um termo sociológico e não biológico), que favoreceram a formação do povo brasileiro. Os principais grupos raciais foram os povos indígenas, africanos, imigrantes europeus e asiáticos.

Entenda mais assistindo o vídeo a seguir:

Brasileiros do século XIX. 1ª linha: brasileiros brancos. 2ª linha: brasileiros pardos (da esquerda para a direita: duas mulheres mulatas, duas mulheres cafuzas e uma garota e um homem caboclo). 3ª linha: três brasileiros índios de diferentes tribos seguidos por afro-brasileiros de diversas etnias. 

ESSA CLASSIFICAÇÃO DE MULATOS, CAFUZOS E CABOCLOS CAIU EM DESUSO.


     O processo de imigração, seja ela forçada ou espontânea, formou a nossa nação brasileira. Vale a pena lembrar que a chegada dos negros devido o triste processo de escravidão no Brasil, pode ser considerado como imigração forçada.

     Na lousa 004 abaixo, veja os principais povos que resultaram na miscigenação atual do povo brasileiro:



Quadro "Redenção do Can" (1895, avó negra, mãe mulata, esposo e filho brancos). 


     RELEMBRE O QUE É MISCIGENAÇÃO “AQUI”...👈

     MAPA MENTAL - A FORMAÇÃO DO POVO BRASILEIRO “AQUI”...👈

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.