A tempestade de poeira propriamente dita se trata de uma grande massa de partículas de poeira, ou areia que é deslocada por ventos turbulentos e fortes e elevadas do solo até a uma altura considerável. Algumas vezes esses fenômenos são provocados por redemoinhos de vento (dust devils).
São mais frequentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos.
Tempestades de areia são vistos na patagônia argentina, nas grandes planícies norte-americanas (década de 1930), no Oriente Médio, na Austrália e na Ásia Central, além do deserto do Saara.
Tempestade de areia na China. |
Tempestade areia na Argentina. |
Tempestade de areia no deserto do Sahara. |
Tempestade de areia na Austrália. |
Imagem de satélite de uma tempestade de areia. Ao centro, o mar Vermelho, a oeste o rio Nilo no Egito e a leste a Arábia Saudita. |
Apesar de ser um fenômeno natural, as tempestades de areia vem se intensificando nos últimos anos. Estudos indicam que o solo exposto causando pelo o desmantamento descontrolado é um dos motivos. As florestas são responsáveis por segurarem (fixarem) os sedimentos no solo e protegem os mesmos dos ventos fortes que deslocam estes sedimentos do solo, rapidamente e intensamente (tempestade de areia).
Esta tempestades causam vários transtornos as sociedades humanas como problemas na área da saúde, principalmente os respiratórios, no transporte devido a baixa visibilidade (dificulta a circulação de pessoas com o fechamento de aeroportos, portos, rodovias e vias férras) , além de inúmeros impactos ambientais como o assoreamento dos rios.
A seguir uma reportagem da BBC, dos reflexos de uma tempestade de areia, ocorrido na China em março de 2021:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.