terça-feira, 16 de março de 2021

TEMPESTADE DE AREIA

     A tempestade de poeira propriamente dita se trata de uma grande massa de partículas de poeira, ou areia que é deslocada por ventos turbulentos e fortes e elevadas do solo até a uma altura considerável. Algumas vezes esses fenômenos são provocados por redemoinhos de vento (dust devils). 

     São mais frequentes em regiões com grande quantidade de areia e baixa umidade, como desertos.

   Tempestades de areia são vistos na patagônia argentina, nas grandes planícies norte-americanas (década de 1930), no Oriente Médio, na Austrália e na Ásia Central, além do deserto do Saara.

Tempestade de areia na China.

Tempestade areia na Argentina.

Tempestade de areia no deserto do Sahara.

Tempestade de areia na Austrália.

Imagem de satélite de uma tempestade de areia. Ao centro, o mar Vermelho, a oeste o rio Nilo no Egito e a leste a Arábia Saudita.

     Apesar de ser um fenômeno natural, as tempestades de areia vem se intensificando nos últimos anos. Estudos indicam que o solo exposto causando pelo o desmantamento descontrolado é um dos motivos. As florestas são responsáveis por  segurarem (fixarem) os sedimentos no solo e protegem os mesmos dos ventos fortes que deslocam estes sedimentos do solo, rapidamente e intensamente (tempestade de areia).

   Esta tempestades causam vários transtornos as sociedades humanas como problemas na área da saúde, principalmente os respiratórios, no transporte devido a baixa visibilidade (dificulta a circulação de pessoas com o fechamento de aeroportos, portos, rodovias e vias férras) , além de inúmeros impactos ambientais como o assoreamento dos rios.

   A seguir uma reportagem da BBC, dos reflexos de uma tempestade de areia, ocorrido na China em março de 2021:


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.