terça-feira, 9 de março de 2021

Vulcanismo

     O vulcanismo refere-se à formação e dinâmica de vulcões na Terra, estejam eles em atividade ou inativos. A área de estudo que busca compreender estes processos é chamada de vulcanologia.

        O que são vulcões?

     Um vulcão é uma abertura na superfície terrestre pela qual saem lava e cinzas vulcânicas, entre outros materiais. A saída desses materiais nessas condições é chamada de erupção vulcânica.

     Uma erupção é causada pela saída abrupta de calor do interior da Terra. A ocorrência de processos endógenos, ou seja, que ocorrem no interior da Terra, são o que resultam as erupções.

     O principal material expelido em uma erupção vulcânica é a lava, que é um material derramado pela erupção e é responsável pela destruição e alteração da crosta pela qual ela flui.

     Os vulcões ocorrem em áreas de contato de placas tectônicas. A movimentação dessas placas é um fator determinante para a dinâmica dos vulcões.

Partes de um vulcão.


Atividade vulcânica em White Island, Nova Zelândia.


            Vulcões geralmente tem uma forma cônica, pela qual os materiais saem devido à pressão interna. O “buraco” pelo qual saem é chamado de cratera.

        O magma ascende do interior da Terra até um ponto em que a pressão não é tão forte para o material continuar “subindo”. Então, o magma começa a se acumular neste ponto, formando uma câmara magmática.

          Nesta câmara, os diferentes materiais que compõem o magma sofrem diversas reações entre si, o que causa um aumento de pressão na câmara. Então, quando ocorre uma erupção vulcânica, a pressão na câmara diminui e o magma transforma-se em lava, que é expelida pela pressão.


Erupção efusiva ⇒ Vulcão Escudo.
Erupção mista ⇒ Estratovulcão.
Erupção explosiva ⇒ Vulcão de Cinzas.

          Além da lava, o vulcão pode expelir também fluxo piroclástico. São compostos por gases e restos de fragmentos e cinzas vulcânicas, que se espalham em forma de nuvem nas regiões circundantes ao vulcão que a expeliu.

      Com temperaturas que ultrapassam 1.000°C (graus Celsius) e com a liberação de gases tóxicos, os fluxos piroclásticos são perigosos e letais. As áreas atingidas pelo fluxo precisam ser evacuadas pelas autoridades. No entanto, não é em toda erupção vulcânica que uma nuvem piroclástica é expelida.


Nuvem piroclástica após uma erupção vulcânica do Vulcão Mayon, Filipinas, em 1984.


  • Vulcões ativos: como o nome já implica, são aqueles cujas atividades vulcânicas ainda ocorrem com frequência e instabilidade. 
  • Vulcões inativos ou dormentes: não demonstram atividade recente, mas que podem vir a apresentar novas erupções. 
  • Vulcões extintos: são os vulcões que possuem uma chance muito pequena de se tornarem ativos novamente.

Estrutura interna e externa de um típico vulcão. Fonte: Teixeira et al (2009).


             Assista ao vídeo abaixo explicando o processo de formação dos vulcões, impulsionados pelo tectonismo (movimento de placas tectônicas).


           🌎


🌎

           Na LOUSA 003 a seguir, apontamos a importância dos vulcões para o planeta e o passado vulcânico do Brasil.



VEJA NO MAPA A ATIVIDADE VULCÂNICA NO BRASIL NO PASSADO GEOLÓGICO.



Palavras-chave: tectonismo - agentes internos - agentes construtivos



Fonte: https://querobolsa.com.br/

 OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.