segunda-feira, 26 de abril de 2021

Regiões Geoeconômicas do Brasil (Complexos Regionais)

 


Para saber mais sobre o assunto CLICK AQUI...

Regiões Geoeconômicas do Brasil

       O Brasil possui 3 regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais. São elas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. 

        Essa classificação foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considerando que essas regiões possuem aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos bem distintos. 

         Para compreender melhor a localização de cada uma delas, veja o mapa abaixo:

Mapa das regiões geoeconômicas do Brasil: 

(1) AMAZÔNIA 

(2) CENTRO-SUL

(3) NORDESTE


        Verifique a LOUSA 008 abaixo para AUMENTAR SEU CONHECIMENTO sobre o assunto:


ATIVIDADES ECONÔMICAS DAS REGIÕES GEOECONÔMICAS

1 – Amazônia 

As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o setor econômico mais importante, extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus. 

2 – Centro-Sul 

É o complexo regional mais desenvolvido economicamente, abriga a maior parte do parque industrial, das áreas de atividades agrícolas mais modernas, dos bancos, empresas transnacionais, comércios e universidades do país. É extremamente urbanizado. 

3 – Nordeste 

É a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas litorâneas, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente, e o interior com predomínio de clima semiárido e grandes problemas sociais. As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse complexo regional são: 

  • Meio Norte extrativismo vegetal, agricultura tradicional de algodão, cana-de-açúcar e arroz.
  • Sertão – pecuária extensiva e de corte, agricultura (milho, feijão e cana-de-açúcar) e o cultivo irrigado de frutas e flores. Nas áreas litorâneas ocorre a extração de sal. Também há a presença de indústrias (polo têxtil e de confecções).
  • Zona da Mata – predominam as grandes propriedades agrícolas que praticam a monocultura canavieira destinada para a exportação do açúcar. Além da cana, ocorre o cultivo do cacau e do fumo. Destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
  • Agreste – a principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

Mapa das sub-regiões nordestinas:

 (1) Meio Norte

(2) Sertão

(3) Agreste

(4) Zona da Mata


Mais um mapa para consulta... DISPONÍVEL AQUI...


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).


quinta-feira, 22 de abril de 2021

Dia da Terra - 22 de abril

       O Dia da Terra ou Dia Mundial do Planeta Terra é comemorado 22 de abril em todo o mundo.

      A data representa a luta em defesa do meio ambiente, promovendo a reflexão sobre a importância do planeta e o desenvolvimento de uma consciência ambiental.


      Com aproximadamente 5 bilhões de anos e 8 bilhões de habitantes, o planeta Terra é nossa casa. Por esse motivo, devemos cuidar e preservar os seus recursos naturais.

      Hoje, sabemos que os recursos naturais oferecidos pelo planeta Terra são finitos. Por isso, eles devem ser explorados de forma sustentável e o Dia da Terra é uma oportunidade de discutir temas ambientais e sensibilizar a população sobre a importância de conservação do planeta.

    O vídeo abaixo nos leva a refletir sobre a importância da preservação da Terra. Preservar a Terra é preservar a humanidade:


FAÇA A SUA PARTE... PRESERVE O SEU FUTURO!!!!


segunda-feira, 19 de abril de 2021

Quando uma tromba d'água se transforma em um tornado.

          Filmagem feita na Itália, mostra o momento extato quando uma tromba d'água vinda  do mar Mediterrâneo chega ao continente, transformado-se rapidamente em um pequeno tornado.

Vídeo indicado por Vitória 7B/2021.



Mapa - América Anglo-Saxônica

 

Mapa - América Latina (línguas oficiais)

 

As Divisões da América

            Para estudarmos o continente americano (América) é importante saber quais são as divisões comumente citadas e diferenciar cada uma delas.

         Existem dois critérios usados para dividir a América:  a divisão geográfica e a divisão socioeconômica-cultural.

          Na divisão geográfica considera-se posicionamento geográfico destas porções de terra, em relação à direção dos polos geográficos do planeta, subdividindo em América Norte, Sul e Central.

       Já a divisão socioeconômica - cultural, divide a América em duas partes denominadas: América Anglo Saxônica e América Latina. Elas são diferenciadas por vários aspectos culturais e históricos como por exemplo. o tipo de colonização empregada pelos europeus,  a lingua predominante, a religião e até mesmo o clima, como traços diferenciadores destas duas "américas".

         Na lousa abaixo, temos quais os países que formam cada uma destas "Américas" citadas acima.

Observe os mapas a seguir para aumentar o seu conhecimento sobre o assunto:



OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor e seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).



segunda-feira, 12 de abril de 2021

Mapas das Capitanias Hereditárias

     As capitanias hereditárias foram a primeira divisão administrativa e territorial implantada pelos portugueses durante a colonização da América Portuguesa.

       As capitanias hereditárias surgiram por ordem do rei português D. João III, no ano de 1534, sendo a primeira divisão territorial e administrativa implantada pelos portugueses na América Portuguesa.

     Basicamente, o território da América Portuguesa foi dividido em 15 grandes faixas de terra, que tiveram sua administração entregue a interessados. Estes eram chamados de donatários. A vida das capitanias como única forma de divisão e administração teve vida curta, uma vez que, em 1548, surgiu o Governo-Geral.

Mapa de Luis Teixeira, do século XVI, apresenta a evolução das
capitanias hereditárias nos primeiros 50 anos.







Mapa da época da capitania de São Vicente (vilas, fazendas, fortalezas, etc).

Mapa do Brasil em 1922

     Em 1889, com a Proclamação da República, o Brasil adota a denominação de ESTADO, para referir-se a divisão territorial interna do país, no lugar das antigas províncias do tempo do Império Português.

Estados brasileiros em 1922. 

Planisfério de Cantino

        O planisfério de Cantino (1502) contém informação única sobre as viagens de exploração do final do século XV e início do século XVI feita pelo Império Português na época da Grandes Navegações Marítimas. É também muito valioso na época em foi construído: pelo seu tamanho, beleza artística, riqueza da decoração e por conter informação atualizada e estratégica sobre um mundo que era descoberto dia a dia.

     Recebeu seu nome de Alberto Cantino, que o obteve clandestinamente em Portugal, em 1502, enviando-o a seu empregador, o duque de Ferrara, na Itália.

          Neste mapa é possivel ver a linha do Tratado de Tordesilhas passando pelo Brasil.

A Formação do Território Brasileiro

       Quando estudamos este assunto, é preciso lembrar que o Brasil, como nação, foi formado por um extenso processo histórico que começou praticamente com a chegada dos portugueses no Brasil. A colonização portuguesa é o marco inicial da formação do território brasileiro.

     De 1500 (descoberta do Brasil), até os dias atuais nosso território passou por vários processos sociais e econômicos que foram fundamentais para o crescimento territorial do Brasil. Processos como conflitos étnicos, escravidão, revoltas, guerras, ciclos econômicos, anexações de territórios, acordos internacionais e decisões políticas e administrativas internas, resultaram no formato atual do nosso território.

      A seguir temos 3 vídeos que explicam como esse processo se deu ao longo dos últimos 500 anos:





        
            A Lousa 006, resume a formação do território brasileiro no período do Brasil - Colônia. O período Brasil - Império e Brasil - República, tratamos  anteriormente na aula.


Complemente o seu conhecimento sobre assunto com os slides no link abaixo:

Veja também os mapas linkados abaixo:

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).

Mapa do Brasil em 1822

     Nesta época a divisão territorial do Brasil eram chamadas de províncias e somente com a Proclamação da República em 1889 e que passa a ser chamadas de Estados.

    Mapa da época da Independência do Brasil.


segunda-feira, 5 de abril de 2021

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE

     O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas👈 – IBGE – é um órgão criado para levantar dados e informações sobre o território brasileiro. Trata-se de uma entidade muito importante, pois é a partir dos dados coletados pelo IBGE que é possível a elaboração de políticas públicas e um melhor conhecimento do país e do espaço geográfico.

(...) país, identificando, analisando o território e contando a população; mostrando o modo como a economia evolui, a maneira como as pessoas vivem, entre outras coisas.

       O IBGE tem as seguintes atividades abaixo como sendo as suas principais funções:

  1. Analisar e criar dados estatísticos (população, renda, entre outros);
  2. Criação e análise de mapas e outras informações geográficas;
  3. Disponibilizar informações sobre o meio ambiente;
  4. Arquivar e divulgar informações sobre o país;
  5. Coordenar a produção de gráficos, dados e mapas sobre o Brasil.

      Através de suas pesquisas, o IBGE retrata características da sociedade brasileira, de sua população, economia e condições de vida, oferecendo um panorama completo de sua evolução ao longo do tempo.

    A cada dez anos, o IBGE realiza o Censo Demográfico, que é uma grande pesquisa em que funcionários pesquisadores visitam todos os lares e centros comerciais do Brasil para contar as populações e descobrir as suas características, tais como renda, local de nascimento, idade, religião e muitas outras.

   O Censo Demográfico produz informações atualizadas e precisas, que são fundamentais para o desenvolvimento e implementação de políticas públicas e para a realização de investimentos, tanto do governo quanto da iniciativa privada.



Regiões Brasileiras (Divisão Regional)