segunda-feira, 26 de abril de 2021

Regiões Geoeconômicas do Brasil

       O Brasil possui 3 regiões geoeconômicas, também chamadas de macrorregiões econômicas ou complexos regionais. São elas: a Amazônia, o Nordeste e o Centro-Sul. 

        Essa classificação foi elaborada em 1967 pelo geógrafo Pedro Pinchas Geiger, considerando que essas regiões possuem aspectos naturais, históricos, humanos, sociais e econômicos bem distintos. 

         Para compreender melhor a localização de cada uma delas, veja o mapa abaixo:

Mapa das regiões geoeconômicas do Brasil: 

(1) AMAZÔNIA 

(2) CENTRO-SUL

(3) NORDESTE


        Verifique a LOUSA 008 abaixo para AUMENTAR SEU CONHECIMENTO sobre o assunto:


ATIVIDADES ECONÔMICAS DAS REGIÕES GEOECONÔMICAS

1 – Amazônia 

As atividades econômicas desenvolvidas são: a agropecuária, que constitui o setor econômico mais importante, extrativismo vegetal, mineração e o setor industrial, com destaque para a zona industrial de Manaus. 

2 – Centro-Sul 

É o complexo regional mais desenvolvido economicamente, abriga a maior parte do parque industrial, das áreas de atividades agrícolas mais modernas, dos bancos, empresas transnacionais, comércios e universidades do país. É extremamente urbanizado. 

3 – Nordeste 

É a região onde ocorreu o processo de povoamento do país. Possui grandes contrastes naturais e socioeconômicos entre as áreas litorâneas, mais urbanizadas, industrializadas e desenvolvidas economicamente, e o interior com predomínio de clima semiárido e grandes problemas sociais. As principais atividades econômicas desenvolvidas nesse complexo regional são: 

  • Meio Norte extrativismo vegetal, agricultura tradicional de algodão, cana-de-açúcar e arroz.
  • Sertão – pecuária extensiva e de corte, agricultura (milho, feijão e cana-de-açúcar) e o cultivo irrigado de frutas e flores. Nas áreas litorâneas ocorre a extração de sal. Também há a presença de indústrias (polo têxtil e de confecções).
  • Zona da Mata – predominam as grandes propriedades agrícolas que praticam a monocultura canavieira destinada para a exportação do açúcar. Além da cana, ocorre o cultivo do cacau e do fumo. Destaca-se também a produção de sal marinho, principalmente no Rio Grande do Norte.
  • Agreste – a principal atividade econômica nos trechos mais secos do agreste é a pecuária extensiva; nos trechos mais úmidos é a agricultura de subsistência e a pecuária leiteira.

Mapa das sub-regiões nordestinas:

 (1) Meio Norte

(2) Sertão

(3) Agreste

(4) Zona da Mata


Mais um mapa para consulta... DISPONÍVEL AQUI...


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE: As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.