segunda-feira, 24 de maio de 2021

Produto Interno Bruto (PIB) e Índice de Desenvolvimento Humano (IDH)


      Tanto o PIB como o IDH são indicadores socioeconômicos de um país, região, estado ou município, utilizados para comparação, acompanhamento e planejamento de um determinado território com o objetivo de promover ações que elevem esse índice como forma de geração e distribuição de riquezas daquele determinado território.

    O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e o Produto Interno Bruto (PIB) são ambos indicadores usados para medir aspectos diferentes do progresso de um país, mas eles têm uma relação direta.

  • PIB: Mede o total de bens e serviços produzidos por um país em um ano. É um indicador econômico que reflete a riqueza e a capacidade produtiva do país.

  • IDH: Mede a qualidade de vida e o bem-estar da população, considerando não apenas a renda (PIB per capita), mas também a expectativa de vida, a educação e o padrão de vida.

        A relação direta é que um PIB mais alto geralmente está associado a um IDH mais alto, pois mais recursos financeiros disponíveis tendem a melhorar a saúde, a educação e o padrão de vida. No entanto, nem sempre é assim; a distribuição da renda e o uso dos recursos também são cruciais. Um país pode ter um PIB alto, mas se a distribuição da renda for desigual, o IDH pode ser afetado negativamente.


          PRODUTO INTERNO - PIB

      O produto interno bruto (PIB) representa a soma (em valores monetários) de todos os bens e serviços finais produzidos numa determinada região (quer sejam países, estados ou cidades), durante um período determinado (mês, trimestre, ano, etc). O PIB é um dos indicadores mais utilizados na macroeconomia com o objetivo de quantificar a atividade econômica de uma região.

Análises feitas a partir do PIB

          A partir da performance do PIB, pode-se fazer várias análises, tais como:

  • Traçar a evolução do PIB no tempo, comparando seu desempenho ano a ano;
  • Fazer comparações internacionais sobre o tamanho das economias dos diversos países;
  • Analisar o PIB per capita (divisão do PIB pelo número de habitantes), que mede quanto do PIB caberia a cada indivíduo de um país se todos recebessem partes iguais, entre outros estudos.

       O PIB é, contudo, apenas um indicador síntese de uma economia. Ele ajuda a compreender um país, mas não expressa importantes fatores, como distribuição de renda, qualidade de vida, educação e saúde. Um país tanto pode ter um PIB pequeno e ostentar um altíssimo padrão de vida, como registrar um PIB alto e apresentar um padrão de vida relativamente baixo, inclusive com baixo IDH. 


           

PIB (Milhões de US$) por país - 2024
Fonte: FMI - Fundo Monetário Internacional

            INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - IDH

          O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é uma medida comparativa usada para classificar os países pelo seu grau de "desenvolvimento humano" e para ajudar a classificar os países como:

  •     Países Desenvolvidos (desenvolvimento humano muito alto);
  •     Países em Desenvolvimento (desenvolvimento humano médio e alto);
  •    Países Subdesenvolvidos (desenvolvimento humano baixo).

       A estatística é composta a partir de dados de expectativa de vida ao nascer, educação e PIB per capita (como um indicador do padrão de vida) recolhidos na área de interesse.

       O IDH usa uma escala de 0 a 1. Quanto mais próximo do valor 1, maior o desenvolvimento humano da área de interesse (país, região, estado, município, etc.), ao passo que, quanto mais próximo de 0, pior e mais baixo é esse índice.

  • IDH muito alto: 0,85 a 1,0
  • IDH alto: 0,75 a 0,85
  • IDH médio: 0,6 a 0,75
  • IDH baixo: 0,45 a 0,6
  • IDH muito baixo: 0 a 0,45

INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO DOS PAÍSES

        A lousa 010 abaixo, explica quais são os dados necessários para se  calcular o IDH:



Índice de Desenvolvimento Humano MUNICIPAL - IDHM

O IDH pode ser medido e calculado também para estados e municípios. Veja os 10 municípios com os maiores IDH do Brasil no link abaixo:




Veja o ranking completo do IDH dos municípios brasileiros no link abaixo:


Veja o ranking mundial do PIB em 2023:

https://www.suno.com.br/guias/maiores-economias-do-mundo/

Veja o ranking brasileiro do PIB das Unidades da Federação em 2023:

https://www.instagram.com/reel/C5063Fmr7eV/?igsh=NHhzeWpvczVjdTho

Veja o ranking brasileiro do PIB per capita (por pessoa) das Unidades da Federação em 2023:

https://www.instagram.com/reel/C516MvFtbkC/?igsh=MWhlaW1seTB3eDdmdA%3D%3D

Veja a diferença entre PIB nominal e PIB per capita:

O abismo que separa as duas cidades de menor e maior IDH do Brasil:

https://www.youtube.com/watch?v=72xeg4nL-ls&ab_channel=BBCNewsBrasil

OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).





A-76: O maior iceberg do mundo.

               Uma placa de gelo (iceberg A-76) de 4.320 km² (quilômetros quadrados) se separou da borda congelada da Antártica e se espalhou pelo mar de Weddell.

           O A-76, maior iceberg do mundo, se quebrou da costa da Antártica. Ele mede cerca de 170 quilômetros de comprimento e 25 quilômetros de largura - equivalente a metade do tamanho de Porto Rico, no Caribe, e maior do que a ilha Maiorca, na Espanha. O iceberg foi localizado pela British Antarctic Survey e confirmado pelo US National Ice Center.




terça-feira, 11 de maio de 2021

Apensos

 


   Este espaço foi criado para anexar conteúdos que possibilitem a informação, a reflexão e o complemento das aulas de Geografia.






Proposta de uma NOVA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL

     Atualmente (2021), sabemos que o Brasil está dividido em cinco macrorregiões:
  • REGIÃO NORTE
  • REGIÃO SUL
  • REGIÃO NORDESTE
  • REGIÃO SUDESTE
  • REGIÃO CENTRO- OESTE
   Entretanto, desde a década de 1970, quando essa divisão foi realizada, não houve modificações significativas no formato das regiões brasileiras, com exceção a criação do estado do Tocantins que é desmembrado de Goiás, na região Centro-Oeste, e anexado na data de sua criação, na Região Norte do país  em 1988.

   Assim, devido a grandes mudanças geoeconômicas e demográficas nos últimos 50 anos, estudos apontam que uma nova regionalização seria útil para compreendermos melhor o Brasil, para que possamos melhorar nossas ações estratégicas como nação.

    Veja o VÍDEO abaixo e veja a proposta da NOVA REGIONALIZAÇÃO DO BRASIL.








segunda-feira, 3 de maio de 2021

Mapa da Europa - Divisão Política (países europeus)






Área Territorial do Brasil

      O Brasil é considerado um país com dimensões continentais, pois apresenta extensão territorial de 8.515.759 km2. Sua área corresponde a, aproximadamente, 1,6% de toda a superfície do planeta, ocupando 5,6% das terras emersas do globo, 20,8% da área de toda a América e 48% da América do Sul. É o quinto maior país do planeta, só é menor que os territórios da Rússia, Canadá, China e Estados Unidos.




      A grande extensão territorial do Brasil proporciona ao país uma enorme diversidade de paisagens, climas, topografia, fauna e flora. Está localizado na América do Sul, e faz fronteira com quase todos os países do continente, exceto Chile e Equador.

Devido a sua extensa área territorial, o Brasil apresenta
vários tipos de climas, vegetações e relevos.

      Sua imensa área é divida em 26 Estados e 1 Distrito Federal, divididos em 5 Regiões. As Regiões e os respectivos Estados integrantes são:

  • Região Norte: Acre, Amapá, Amazonas, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.
  • Região Nordeste: Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.
  • Região Centro-Oeste: Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
  • Região Sudeste: Espírito Santo, Minas Gerais, São Paulo e Rio de Janeiro.
  • Região Sul: Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
Outros países estudam a geografia do Brasil?

      O território brasileiro está localizado a oeste do meridiano de Greenwich, portanto sua área está localizada no hemisfério ocidental. A linha do Equador passa no extremo norte do Brasil, fazendo com que 7% de seu território pertença ao hemisfério setentrional e 93% localizado no hemisfério meridional. Cortado ao sul pelo trópico de Capricórnio, apresenta 92% do território na zona intertropical (entre os trópicos de Câncer e de Capricórnio), os 8% restantes estão na zona temperada do sul (entre os trópicos de Capricórnio e o círculo polar Antártico).

      A área que corresponde ao Brasil apresenta 4.319,4 Km de distância no sentido leste-oeste, os extremos são a Serra Contamana, a oeste, com longitude de 73°59’32”; e Ponta do Seixas, a leste, com longitude 34°47’30”. Os extremos no sentido norte-sul apresentam 4.394,7 Km de distância e são compostos pelo Monte Caburaí, ao norte do território, com latitude 5°16’20”; e Arroio Chuí, ao sul, com latitude 33°45’03”.


Comparações das Unidades da Federação (UF) do Brasil com outros países do mundo.


Países europeus que caberiam simultaneamente no território brasileiro.