O centro econômico mais importante do Brasil está na região Sudeste, tem a maior população e uma grande diversidade etnica e cultural da população. Apesar do grande desenvolvimento econômico apresenta grande desigualdade sociais e problemas ambientais devido a concentração das atividades econômicas.
Veja abaixo um pequeno resumo da região Sudeste. Observe atentamente os mapas.
Esta região corresponde a 10,85% do território nacional. É a região mais populosa e economicamente mais desenvolvida do país, com grande concentração industrial, financeira e comercial. |
Devemos destacar que a planície costeira é uma faixa de terra que acompanha o litoral. Aí aparecem as Baixadas Fluminense, Santista e do Ribeira. No planalto Atlântico, destacam-se as serras do Mar, da Mantiqueira, do Espinhaço e de Caparaó.
O pico da Bandeira é o ponto mais alto do Sudeste, com 2.891,98 metros de altitude. Está localizado na Serra do Caparaó, na divisa dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. |
O Sudeste ocupa uma área de relevo elevado, pois a maioria dos terrenos está acima dos 500 m de altitude. Esse tipo de relevo facilita um maior potencial hidrelétrico, visto que possui rios mais encachoeirados. São comuns as elevações de topos arredondados, chamadas de “mares de morros”.
A geração de energia é muito grande no Sudeste. A maior parte dos rios da região é de planalto, portanto com grande potencial hidrelétrico. A bacia do Paraná é a mais importante da região Sudeste e destaca-se como a de maior potencial e aproveitamento da região. O Sudeste produz mais da metade da energia elétrica consumida no Brasil.
Destacam-se as usinas hidrelétricas de Furnas, Volta Grande, Marimbondo, no rio Grande, Três Marias (MG), no rio São Francisco, Ilha Solteira e Barra Bonita, no Rio Tietê.
Outros rios importantes são o Ribeira do Iguape, o Jequitinhonha, o Doce e o Paraíba do Sul. São rios que correm na direção leste, desaguando diretamente no oceano Atlântico.
O clima predominante no litoral é o tropical atlântico e nos planaltos o clima é o tropical de altitude, com temperaturas apresentando grandes variações. |
Nas áreas baixas, perto do litoral, as temperaturas são mais elevadas do que nas áreas de maior altitude. As cidades do Rio de Janeiro e de Santos, por exemplo, são mais quentes que São Paulo e Belo Horizonte.
Algumas cidades montanhosas chegam a apresentar temperaturas negativas no inverno com a formação temporária de geadas. Isso ocorre, por exemplo, em Campos do Jordão, cidade situada na serra da Mantiqueira, que possui altitude superior a 1.500 metros.
A temperatura média permanece em 20ºC nas regiões limítrofes entre o Paraná e São Paulo. Já no norte de Minas Gerais, os termômetros costumam marcar 24ºC, me média. A região serrana, onde estão as serras da Mantiqueira, do Mar e Espinhaço, registra marcas de 18ºC em média.
As principais formações vegetais que foram parcialmente suprimidas na região Sudeste são:
- Florestas tropicais – mata Atlântica, uma das regiões mais ricas do mundo em biodiversidade, hoje considerada um dos biomas mais ameaçados do planeta;
- Cerrado – aparece principalmente em trechos do interior de São Paulo e em extensas áreas de Minas Gerais;
- Caatinga – presente nas áreas de clima tropical semiárido do norte de Minas Gerais;
- Campos – surgem principalmente em áreas serranas, por exemplo Campos do Jordão, na serra da Mantiqueira. Também aparecem no sul do estado de São Paulo;
- Mangues e restingas – formações vegetais típicas do litoral.
A vegetação de Mata Atlântica e cerrado, foi devastada, ao longo do tempo, pela urbanização, com a extração da madeira, com o desenvolvimento das culturas de laranja, cana-de-açúcar e soja.
É uma região que apresenta grande diversidade étnica, pois, desde o seu povoamento, ela se caracterizou por receber grande variedade de povos que vieram do exterior, como, por exemplo, imigrantes japoneses, italianos e outros, e também de outras regiões do país, como sulistas e nordestinos. Nas últimas décadas, a região Sudeste recebeu imigrantes bolivianos, paraguaios, peruanos, coreanos e chineses.
Atividade agropecuária da Região Sudeste. |
A pecuária destaca-se pelos rebanhos bovino e suíno e pela criação de aves. Os principais criadores são os estados de Minas Gerais e de São Paulo.
Os principais produtos agrícolas cultivados são: a cana-de-açúcar, o milho, o feijão, o algodão, o café, o arroz e as frutas, entre elas a laranja, que é matéria-prima para a produção do suco concentrado, que é exportado.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.