segunda-feira, 9 de agosto de 2021

Aspectos Físicos da Região Sudeste

      Dados gerais da região Sudeste:
  • Estados: Espírito Santo (ES), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP).
  • Capitais: Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Vitória (ES).
  • Regiões geoeconômicas: Centro-Sul e Nordeste.
  • Gentílico: Sudestino.
  • Área territorial: 924.511 km² (IBGE, 2019).
  • População: 89.012.240 habitantes (IBGE, 2020).
  • Densidade demográfica: 87 hab./km² (IBGE, 2010).
      

      A geografia da região é muito diversificada e influenciada por condicionantes como o relevo e o clima.

      O relevo da região é formado por três grandes unidades geomorfológicas (unidades de relevo) distintas:
  • a planície litorânea, localizada nas proximidades do oceano,
  • o planalto Atlântico, formado por um conjunto de serras, região de alta altitude que marca a divisa entre o litoral e o interior da região; e
  • o planalto Meridional, localizado no interior de São Paulo e Minas Gerais.
OBS: Podemos destacar a Depressão Periférica na área de contato do Planalto Meridional com o Planalto Atlântico.

Serra da Canastra-MG, local onde nasce o rio São Francisco.

      As principais serras da região Sudeste são a Serra do Mar e a Serra da Mantiqueira. O Pico da Bandeira, localizado na divisa entre os estados de Espírito Santo e Minas Gerais, é o ponto mais alto da região Sudeste, com cerca de 2.890 metros de altitude. Em razão do predomínio de formas de relevo planálticas, a maior parte da hidrografia da região Sudeste é formada por rios de planalto. A região é dividida em quatro grandes bacias hidrográficas, sendo os rios principais da região Sudeste:

  • rio Paraná;
  • rio São Francisco;
  • rio Doce;
  • rio Paraíba do Sul e
  • rio Jequitinhonha.

Rio Jequitinhonha. Nasce em MG e deságua  diretammente no oceano Atlântico na BA.

      O clima predominante na região Sudeste é o clima tropical e suas variações. No litoral, há a ocorrência do clima TROPICAL ÚMIDO, em razão da influência da umidade proveniente do oceano. Já nas áreas mais elevadas, como nas regiões serranas, ocorre o clima TROPICAL DE ALTITUDE, devido à influência das altas atitudes na temperatura e na pressão atmosférica. No extremo norte de Minas Gerais, há o clima SEMIÁRIDO, influenciado pela proximidade com a região Nordeste do Brasil. Nas demais áreas da região Sudeste, como no interior de São Paulo e Minas Gerais, ocorre o clima TROPICAL TÍPICO, marcado por duas estações bem definidas, uma quente e úmida e outra amena e seca. Temos ainda no extremo sul da regiõa Sudeste o clima SUBTROPICAL com temperaturas baixas devido a alta latitude.

Geada no bairro de São Mateus, na Zona Leste da cidade de São Paulo.

      Já em relação à vegetação, na região Sudeste, predomina-se, nas áreas litorâneas e serranas, a MATA ATLÂNTICA um dos mais importantes biomas do Brasil. O CERRADO, que também possui grande biodiversidade, está localizado nas áreas planálticas do interior da região. No norte de Minas, há a ocorrência da vegetação da CAATINGA. Há ainda manchas vegetacionais de mangue, no encontro do mar com o continente; de MATA DE ARAUCÁRIAS, nas áreas mais frias e altas da região; e também da vegetação de campos limpos e serranos no interior de Minas Gerais e São Paulo. 

Cerrado no interior de SP.

      Para entender mais, veja o vídeo abaixo diretamente aqui no blog ou use esse link a seguir para acessá-lo:  https://www.youtube.com/watch?v=lPNiNGiaA5Y




OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.