terça-feira, 10 de agosto de 2021

Bioma da Mata Atlântica

     Mata Atlântica é um bioma rico em biodiversidade e também ameaçado pelo ser humano. Apresenta grande variedade de espécies animais e vegetais, sendo algumas dessas endêmicas (espécie endêmica é aquela espécie animal ou vegetal que ocorre somente em uma determinada área ou região geográfica).

A Mata Atlântica destaca-se por sua grande biodiversidade e
por suas espécies endêmicas, como o mico-leão-dourado.

    A Mata Atlântica é um bioma, composto por diferentes formações vegetais e ecossistemas associados, que se destaca por sua grande biodiversidade, incluindo, por exemplo, várias espécies que só existem neste bioma (espécies endêmicas). Hoje, devido a uma série de fatores, que incluem, por exemplo, a atividade humana, restam, segundo a Fundação SOS Mata Atlântica, apenas 12,4% da floresta que existia originalmente.

Compare a cobertura florestal da Mata Atlântica
no início da colonização do Brasil, com os dias atuais.

CARACTERÍSTICAS

     A Mata Atlântica é um bioma que cobria uma área de 15% do território brasileiro, área essa que incluía os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, São Paulo e Sergipe. Originalmente, o referido bioma cobria uma área superior a 1,3 milhões de quilômetros quadrados.

Parque Estadual da Serra do Mar com sua cobertura
de Mata Atlântica (floresta tropical ùmida).

     A Mata Atlântica é constituída de formações florestais nativas e ecossistemas associados. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, entre as formações florestais que fazem parte da Mata Atlântica, podemos citar:
  • Floresta Ombrófila Densa;
  • Floresta Ombrófila Mista, também denominada de Mata de Araucárias;
  • Floresta Ombrófila Aberta;
  • Floresta Estacional Semidecidual;
  • Floresta Estacional Decidual.
Já os ecossistemas associados são:
  • manguezais;
  • vegetações de restingas;
  • campos de altitude;
  • brejos interioranos;
  • encraves florestais do Nordeste.

QUANTO RESTA?

     De acordo com a Fundação SOS Mata Atlântica, atualmente, restam apenas 12,4% da floresta que existia originalmente, e, desses remanescentes, cerca de 80% estão localizados em áreas privadas. Os 12,4% de floresta original correspondem a todos os fragmentos de floresta nativa acima de três hectares. Atualmente, os remanescentes florestais são muito fragmentados.

Não confunda a floresta tropical da Mata Atlântica
com a floresta equatorial Amazônica.

     NO VÍDEO  ABAIXO, conheça um pouco do bioma Mata Atlântica através de belas imagens das mais diversas espécies que o habita, bem como, perceba a relevância cotiadiana deste bioma para manutenção da vida do homem na região onde ela se encontra.




Você pode acessar o vídeo acima, através deste link também:

Olhem este link abaixo que legal... Eu gostei !!!


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.