A região Sudeste se destaca por ser o centro econômico mais importante do Brasil. Dessa forma, atividades como a pecuária, a agricultura, a extração de minérios, a indústria e o comércio são os grandes geradores econômicos da região. Sendo a indústria a principal atividade econômica do Sudeste.
No campo da pecuária, a produção de rebanhos bovinos e suíno, além da criação de aves de destaca. Dessa forma, os principais estados produtores são Minas Gerais e São Paulo. Por outro lado, na agricultura, a região Sudeste se fortalece economicamente pela produção da cana-de-açúcar, o milho, o feijão, o algodão, o café e o arroz.
O estado de Minas Gerais se destaca pela exploração mineral. Assim, com a atividade de extração, o estado consegue adquirir minérios como o ferro e manganês, além de ouro e de pedras preciosas.
A extração de petróleo também faz parte das atividades econômicas do Sudeste e os principais os estados do Rio de Janeiro, de São Paulo e do Espírito Santo são responsáveis pela atividade.
Extração de petróleo da camada de pré-sal, no litoral da Região Sudeste. |
Assista o vídeo abaixo e observe a importância econômica da Região Sudeste para o país.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.