A Conurbação representa um fenômeno urbano que está intimamente relacionado com o desenvolvimento das cidades modernas. Trata-se, portanto, do encontro limítrofe entre duas ou mais cidades (contato das "manchas urbanas"), que ocorre por meio de um significativo e acelerado crescimento urbano.
No Brasil, o processo de conurbação surge a partir da década de 50, diante da modernização do país e do acelerado crescimento industrial e urbano. É notório o processo de conurbação em diversas capitais no país, sendo que São Paulo é considerada uma das maiores do país e do mundo.
Fora do Brasil, merecem destaque as regiões metropolitanas de Tóquio, Nova Iorque e Londres, as quais sofreram o processo de conurbação após a Segunda Guerra Mundial.
O que é Região Metropolitana?
O processo de conurbação pode gerar uma região metropolitana. A região metropolitana indica um conjunto de municípios que estão conectados e que apresenta grande densidade populacional, com mais de 1 milhão de habitantes. É formada por uma cidade núcleo e outras adjacentes que ocorre através do processo de conurbação.
Um exemplo notório é o “ABC Paulista” formado pelas cidades de Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra. Quando incluída a cidade de São Paulo, é chamada de “Grande São Paulo” ou Região Metropolitana de São Paulo (RMSP) que abriga 39 municípios. As metrópoles representam as principais cidades de uma região metropolitana.
![]() |
Região Metropolitana de São Paulo. |
Como Ocorre o Processo de Conurbação?
Com a expansão da urbanização e o desenvolvimento das cidades, a conurbação integra diversas cidades. Diante disso, os limites físicos (geográficos) entre as cidades tendem a desaparecerem. Geralmente é difícil notar quando termina uma e começa a outra, que podem ser separadas por uma rua ou avenida.
De tal modo, esse processo denota um melhor planejamento, controle urbano e políticas públicas voltadas para as regiões conurbadas uma vez que acaba ocorrendo dependência entre os municípios.
![]() |
Região Metropolitana da Baixada Santista. |
Acesse o mapa da Baixada Santista aqui:
ou
Quais as Consequências da Conurbação?
A conurbação pode acarretar diversos problemas nas cidades, uma vez que afeta o sistema de transporte, aumenta a violência e reduz a qualidade de vida, entre outros aspectos. Além disso, pode gerar conflitos entre as estruturas administrativas e políticas das cidades envolvidas.
Por outro lado, essa integração urbana pode simplificar a vida das pessoas que buscam oportunidades, como empregos, e também permite aproveitar os melhores serviços oferecidos pelas cidades vizinhas, como sistemas de saúde, educação e lazer.
Nesse contexto, podemos considerar as cidades que estão geograficamente próximas, mas apresentam diferentes custos de vida. Muitos indivíduos optam por residir na cidade com menor custo e trabalhar na cidade vizinha, onde encontram melhores condições de emprego. Essas cidades são conhecidas como “cidades dormitórios”, pois os cidadãos mantêm sua moradia em um local e se deslocam diariamente para trabalhar em outro. Esse movimento pendular é uma característica marcante desse tipo de conurbação.
Em resumo, a conurbação traz desafios e oportunidades, impactando diretamente a vida cotidiana das pessoas e a dinâmica urbana.
Fonte: https://www.todamateria.com.br/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.