terça-feira, 31 de agosto de 2021

Aspectos Naturais da Região Sul

      A Região Sul do Brasil ocupa uma área de 576.774.310 km², o que corresponde a 6,76% do território brasileiro.

      É a menor das regiões do País e a única das regiões fora da Zona Intertropical (entre os dois trópicos). Faz fronteira com o Uruguai, Argentina e Paraguai.

      Seu povoamento foi marcado pela presença de imigrantes europeus, entre eles, italianos, alemães, poloneses e ucranianos, que deixaram marcas de suas culturas, notadamente na arquitetura, na culinária e nas danças da região.

        Os três estados da Região Sul e suas capitais são:

RELEVO e CLIMA

      A Região Sul apresenta relevo formado pelo Planalto Meridional, que tem as maiores altitudes da Região Sul, onde são registradas as temperaturas mais baixas e o clima mais chuvoso da região.

      Apresenta áreas de serra como a Serra do Mar, Serra Geral e Serra do Sudeste. destacam-se na Serra geral vários  cânions como os de Fortaleza, Itaimbezinho e Monte Negro.
 
 Cânion Fortaleza em Cambará do Sul-RS, no Parque Nacional da Serra Geral,

      Uma grande faixa de terra formada por colinas suaves (coxilhas), drenadas por vários rios e riachos, coberta por gramíneas, formam os chamados Pampas ou Chapada Gaúcha.

Vaqueiros gaúchos no pampa do Rio Grande do Sul.

      O solo dos Pampas, ao longo dos séculos, vêm sendo utilizados para a criação de gado e sofrendo com o assoreamento dos rios e a arenização . Grandes areais se formaram nos municípios de Francisco de Assis, Itaqui, Cacequi, Quaraí e o maior deles o Areal de São João.

VEETAÇÃO

        A Mata das Araucárias ou dos Pinhais, cobria vastas áreas da região sudeste, era formada também por outras espécies como imbuia, cedro, canela, gameleira, angico, tamboril etc.

      Com o desmatamento, para construção de casas, fabricação de móveis e para dar lugar à prática da agricultura, o pouco que sobrou, foi transformado em áreas de preservação ambiental.

Mata de Araucária ou de Pinhais.

      A Mata Atlântica, com grande cobertura vegetal primitiva é um importante bioma, que, cobre grande parte da Serra do Mar, que se estende na região.

      Nela encontram-se espécies como a figueira, canela, pinho-bravo, embaúba, pau-óleo, ipê amarelo, ipê da serra, carvalho, entre outros.

      A região Sul é ocupada também por uma grande extensão de campos. Os campos dos planaltos, que vão do Paraná até o norte do Rio Grande do sul, e os campos da Campanha Gaúcha ou Pampa, que aparecem com uma camada de erva rasteira.

      Na região do litoral se destacam a vegetação de mangues, praias e restingas.

      Veja abaixo o vídeo com o resumo da região Sul:




OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.