terça-feira, 14 de setembro de 2021

Economia da Região Sul

              A economia da Região Sul do Brasil é distribuída nos setores de agropecuária, extrativismo, indústria, comércio e serviços.
               A região é responsável por 16,2% do PIB (Produto Interno Bruto Nacional).
       No Sul, a economia evoluiu de uma matriz totalmente agrícola para a diversificação industrial, sendo que ambas são as principais fontes de renda da população.
               A região Sul é formada pelos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Página 231 do livro didático de Geografia.


Turismo na Região Sul

         O elo cultural impulsiona o setor do turismo, marcado pela oferta de cafés coloniais, especialmente na Serra Gaúcha. A baixas temperaturas no inverno atraem turistas do Brasil todo, muitas vezes em busca da neve que ocorre esporadicamente na Serra Gaúcha

             As belezas naturais são os principais atrativos de turistas ao Sul. A costa é rica em praias, mesmo com o clima mais ameno em comparação com as localizadas no restante do País.

              O relevo peculiar, com serras, cânions e formações diversas, também é um importante atrativo. Ficam no Paraná as Cataratas do Iguaçu, um conjunto de 273 quedas d'água, localizadas na cidade de Foz do Iguaçu.

Turismo: Cataratas do Iguaçu - PR

Turismo: Neve na Serra Gaúcha - RS

Turismo: Cânion Monte Negro - RS


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.