segunda-feira, 25 de outubro de 2021

Degradação Ambiental

    A degradação ambiental é uma das principais preocupações do novo século, pois a destruição do meio ambiente resulta em vários problemas como mudanças climáticas, aquecimento global, extinção de espécies vegetais e animais entre outros fenômenos.

    O sinônimo de degradar é destruir, dessa forma quando usamos a expressão degradação ambiental estamos falando sobre destruição. Trata-se de um processo de desgaste, estrago ou devastação do meio ambiente ou de um habitat. Os processos de degradação do meio ambiente se caracterizam por causar mudanças biofísicas do meio culminando em alterações da flora e da fauna.

    Em grande parte dos casos a degradação está ligada a poluição que é de responsabilidade do homem. Isso não impede que a própria natureza através de meios naturais cause alterações em ecossistemas.

Degradação Ambiental e Perda de Biodiversidade

    Uma das consequências mais terríveis da degradação ambiental é a perda de biodiversidade. Quando os ambientes são destruídos as espécies perdem os seus habitats e assim acabam perecendo. Muitas espécies animais estão desaparecendo porque não tem o seu bioma para se alimentar e reproduzir.

    Espécies vegetais também desaparecem devido a problemas ambientais criados pelo homem como a poluição, por exemplo. Quando um ambiente passa por alterações biofísicas deixa de oferecer as condições necessárias para as espécies que nasceram e se estabeleceram por lá.

    O homem pode fazer a sua parte não poluindo o meio ambiente, pois por mais que seja possível ocorrer a degradação ambiental por meios naturais o homem contribui e muito para esses processos. As consequências dessa destruição sem fim são bastante ameaçadoras para a humanidade e para o planeta.

    Assista o vídeo abaixo:



Causas da degradação ambiental: poluição (ar, água e solo), desmatamento/queimadas, caça e captura de animais silvestres entre outros.

Consequências da degradação ambiental: mudanças climáticas, pandemias, perda da capacidade de sustentação da vida no planeta.

Motivadores da degradação ambiental: geração do lucro (dinheiro) utilizando métodos e tecnologias baratas, atrasadas e não convencionais (poluidoras e/ou descontroladas).

Agentes da degradação ambiental: Mineradoras, madeireiras, urbanização, pecuária, agricultura, industrialização, aumento populacional, falta de políticas públicas e consumismo. Observe que muitas destas atividades são essenciais para o homem, porém devem ser feitas com controle (regras ambientais), de forma inteligente (tecnologias e métodos atenuadores dos impactos ambientais) e com participação da população (educada e consciente).

        Desta forma, podemos dizer que a degradação ambiental é o conjunto de sucessivos impactos ambientais que ocorrem em um determinado habitat, ecossistema ou bioma. A degradação ambiental refere-se ao processo de deterioração ou empobrecimento das condições naturais do ambiente devido a atividades humanas ou eventos naturais. Quando esses impactos ocorrem repetidamente e ao longo do tempo, podem levar à degradação ambiental, resultando em alterações negativas e permanentes nas características e na funcionalidade de um ecossistema.

Click AQUI 👈 para visualizar o MAPA MENTAL SOBRE IMPACTOS AMBIENTAIS

VÍDEO PARA REFLEXÃO😲..







OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

As aulas postadas aqui são complementos ou introduções do conteúdo de geografia elaborados para apoiar as aulas presenciais, híbridas ou remotas. Apoiar-se unicamente neste material, é assumir que o mesmo está incompleto e necessita do aprofundamento tanto do professor (explicar, complementar e orientar), quanto do aluno (ler, pesquisar, indagar o professor, seguir as instruções e materiais complementares desta aula, enviadas pelo professor).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.