sexta-feira, 17 de março de 2023

Bússola

        A bússola é um instrumento de navegação que indica a direção magnética. Ela consiste em uma agulha magnetizada que gira livremente em torno de um eixo e aponta na direção do polo magnético da Terra. A bússola é usada principalmente para determinar a direção norte em relação aos pontos cardeais, o que é fundamental para a navegação terrestre, marítima e aérea.

Uma bússola e sua rosa dos ventos.

        As bússolas são frequentemente encontradas em barcos, aviões, carros e mochilas de sobrevivência, bem como em relógios, bússolas de pulso, aplicativos de smartphones e outros dispositivos portáteis. As bússolas são instrumentos confiáveis e precisos, capazes de fornecer orientação mesmo em condições extremas, como em regiões polares ou em áreas com forte interferência magnética.

Antiga bússola de navegação marítima.

  

            A palavra "bússola" tem origem no italiano "bussola", que significa "caixa pequena" ou "pequeno estojo". Esse termo foi usado pela primeira vez para se referir a uma caixa com um ímã que apontava para o norte, usada como instrumento de navegação no século XIII.
            Posteriormente, a palavra "bússola" passou a ser utilizada para se referir especificamente ao instrumento de navegação em si, que consiste em uma agulha magnetizada montada em um eixo que gira livremente, permitindo que ela aponte sempre para o polo magnético norte da Terra. Desde então, a palavra "bússola" é amplamente utilizada em diversas línguas, incluindo o português, para se referir a esse instrumento de orientação.
            É interessante citar que a rosa dos ventos foi incorporada à bússola no século XIII, um aperfeiçoamento atribuído ao navegador e inventor italiano Flavio Gioia. Ele adaptou a rosa dos ventos a um cartão que indicava os pontos cardeais, o que facilitou significativamente a orientação pelos mapas durante esse período. Porém, devemos lembrar que bússola provavelmente foi criada na China no século I, e que Flavio Gioia, somente fez a adaptação da bússola com a rosa dos ventos, o que na época, foi uma ideia genial.

            Assista o vídeo a seguir, que demonstra de forma resumida, como funciona uma bússola.









Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.