quinta-feira, 6 de abril de 2023

Tá quente ou tá frio?

        O registro da temperatura mais alta já registrada na Terra é de 56,7°C (graus Celsius), medida em Furnace Creek Ranch, no Vale da Morte, Califórnia, Estados Unidos, em 10 de julho de 1913.


        O registro da temperatura mais baixa já registrada na Terra é de -89,2°C (graus Celsius), medida na Estação Vostok, na Antártica, em 21 de julho de 1983.


OBSERVAÇÕES:

  • Os registros históricos de temperatura podem ter algumas limitações e imprecisões, e há algumas controvérsias em relação a esses registros.
  • O registro da temperatura mais alta ou mais baixa em um local específico não representa o aspecto geral do clima desse lugar. As temperaturas extremas podem ser causadas por condições meteorológicas temporárias, como ondas de calor ou frio, e não refletem necessariamente as temperaturas médias do local.

           OYMYAKON, o lugar habitado mais frio do mundo

        Oymyakon é uma pequena vila em Oymyakonsky Ulus, na República Sakha, na Rússia, e fica próxima ao rio Indigirka. A população do local chega a 800 pessoas, que aguentam um frio de até 72 graus negativos (-72°C), registrados no dia 26 de janeiro de 1926. Esta é a temperatura mais baixa registrada em qualquer lugar com habitação permanente por humanos na Terra. Também foi a temperatura mais baixa a já ser vista no hemisfério norte do planeta. 

        
            Confira o vídeo a seguir que explora a fascinante cidade de Yakutsk, localizada também na República Sakha. Yakutsk é reconhecida mundialmente por muitos como a cidade mais gelada do planeta, um lugar onde as temperaturas extremas moldam um modo de vida único e resiliente. Descubra como é o cotidiano neste intrigante destino.



        RESUMINDO...


OBSERVAÇÃO

Entretanto há registros de que o local mais quente da Terra é o Deserto de Lut no Irã, com o recorde impressionante de 70°C. Click AQUI para saber mais.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.