quarta-feira, 17 de maio de 2023

Origem da palavra PLANETA

        A palavra "planeta" tem origem no termo grego "planētēs" (πλανήτης), que significa "errante" ou "vagabundo". Esse termo grego foi utilizado para descrever os objetos celestes que, aos olhos dos antigos observadores, pareciam mover-se de forma diferente das estrelas fixas no céu. Os planetas, incluindo Mercúrio, Vênus, Marte, Júpiter e Saturno, eram chamados de "errantes" porque pareciam se deslocar ao longo do plano da eclíptica, a faixa aparente por onde o Sol, a Lua e os planetas são observados no céu.

        A palavra grega "planētēs" foi adotada no latim como "planēta", mantendo seu significado original. Posteriormente, essa palavra foi incorporada em várias línguas modernas, incluindo o português, com a mesma forma "planeta".

        É interessante notar que, na perspectiva geocêntrica, que prevaleceu durante muitos séculos, os planetas eram considerados corpos celestes que vagavam pelos céus, diferentemente das estrelas fixas. Foi somente com a adoção do modelo heliocêntrico, proposto por Nicolaus Copérnico no século XVI, que se entendeu que os planetas não são realmente errantes, mas sim corpos celestes que orbitam o Sol.

Na astronomia, o termo "planeta errante" refere-se a um corpo celeste que não está em
órbita ao redor de uma estrela específica. Também conhecido como planeta livre, planeta
 órfão, planeta nômade ou planeta solitário, um planeta errante é um objeto massivo o suficiente para ser considerado um planeta, mas não está gravitacionalmente ligado a nenhuma estrela em particular.

VEJA MAIS CLICANDO NO LINK ABAIXO: 
Astrônomos descobrem ao menos 70 planetas errantes na Via Láctea.👈

VEJA TAMBÉM👇



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.