quinta-feira, 2 de novembro de 2023

AT7


ATIVIDADES 3º TRIMESTRE



ATIVIDADE 08/3T – IDH DAS REGIÕES BRASILEIRAS
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE NOVEMBRO


INSTRUÇÕES

Passo 1: Utilize a tabela de PIB e IDH das Unidades Federativas (UF's) e o mapa mudo do Brasil (com divisão territorial por UF's) fornecido pelo professor.

Passo 2: Cole o mapa no caderno e, abaixo dele, crie a seguinte legenda:

Passo 3: Escolha as cores para a legenda e, utilizando a tabela citada no Passo 1, pinte o mapa. Cada Unidade da Federação terá a cor correspondente conforme a legenda relacionada ao IDH.

Passo 4: Abaixo da legenda, liste as cinco regiões brasileiras.

Passo 5: Calcule a média aritmética do IDH de cada região brasileira, adicione esses valores à lista do Passo 4 e classifique cada região como: Muito Alto, Alto, Médio ou Baixo.


OBSERVAÇÃO

Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado.

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ATIVIDADE 07/3T – A ECONOMIA DAS REGIÕES BRASILEIRAS
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE NOVEMBRO



INSTRUÇÕES

Pesquise quais são os principais produtos ou serviços originários de cada região do país por setor econômico (primário, secundário e terciário). Organize os dados no seu CADERNO por região e setor econômico.

OBSERVAÇÃO

Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado.

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ATIVIDADE 06/3T – MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE AFRICANO


INSTRUÇÕES


Passo 01 - Numere sequencialmente no mapa cada país;


Passo 02 - Pinte cada país de uma cor. Garanta que a cor de um país não seja idêntica a outra que faça limite com a mesma, ou seja, cada país deve ter uma cor única, e essa cor não pode ser igual à de nenhum país vizinho;

Passo 03 - Cole o mapa no CADERNO e não esqueça de colocar o título do mapa: DIVISÃO POLÍTICA DA ÁFRICA;

Passo 02 - Após a colagem, faça uma legenda numérica e escreva o nome do país correspondente a marcação feita no mapa.

MAPA MUDO DA ATIVIDADE

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ATIVIDADE 05/3T – O PERIGO DE UMA HISTÓRIA ÚNICA


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia o texto e assista o vídeo no link seguir para responder as questões no seu CADERNOhttps://www.geokratos.ggf.br/2024/10/o-perigo-de-uma-historia-unica.html

Passo 02 - Reflita e responda as questões abaixo no seu CADERNO.


OBSERVAÇÃO

Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 05/3T - O Perigo de uma História Única.
Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).

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ATIVIDADE 04/3T – QUILOMBOLAS

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE OUTUBRO


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia o texto do link a seguir: 

Passo 02 - Copie (caneta) e responda (lápis) as questões da lousa abaixo no seu CADERNO



OBSERVAÇÃO

  • Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 04/3T - QUILOMBOLAS.
  • Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).


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ATIVIDADE 03/3T – DEMOGRAFIA DO BRASIL

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE OUTUBRO



INSTRUÇÕES

Pesquise para responder as questões abaixo no seu CADERNO:


OBSERVAÇÃO

Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 03/3T - Demografia do Brasil;
Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).
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ATIVIDADE 02/3T – MAPA MENTAL DO BRASIL
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO




INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia com atenção o Mapa Mental do Brasil no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2024/09/mapa-mental-26-brasil.html

Passo 02 – Após a leitura, você perceberá que o mapa mental contém 09 (nove) itens:

1 - ORGANIZAÇÃO POLÍTICA-ADMINISTRATIVA
2 - ASPECTOS TERRITORIAIS
3 - DADOS DEMOGRÁFICOS
4 - ASPECTOS ETNOCULTURAIS
5 - PROBLEMAS SOCIAIS
6 - DADOS ECONÔMICOS
7 - ASPECTOS FÍSICOS
8 - MOMENTOS HISTÓRICOS
9 - PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL

Passo 03 – Para cada item, escolha e comente sobre um dado ou informação. Escolha baseado na sua curiosidade. Naquilo que te chamou mais atenção. Faça uma pesquisa rápida e curta sobre o dado ou informação escolhida. Explique porque este assunto te chamou a atenção.

OBSERVAÇÕES

  • Elabore esta atividade em FOLHA SEPARADA (papel almaço);
  • Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
  • Menos 02 pontos em atividade sem questão registrada (copiada);
  • Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado:
Nome completo do aluno
Número
Turma
Data
Título da atividade: 02/3T – Mapa Mental do Brasil



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ATIVIDADE 01/3T - AFRICANIDADE

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO

INSTRUÇÕES

Responda as questões abaixo no seu caderno:

OBSERVAÇÃO

1. Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
Tema da atividade: 01/3T - AFRICANIDADE
2. Menos 02 pontos em atividade sem a questão registrada (copiada).


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADES 2º TRIMESTRE


ATIVIDADE 07/2T - RESUMO DOS TIPOS CLIMÁTICOS DO BRASIL

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO


INSTRUÇÕES

Pesquise e faça um resumo no seu caderno dos 6 (seis) tipos de climas existentes no Brasil, conforme a tipificação da legenda do mapa do link a seguir:

https://www.geokratos.ggf.br/2023/05/mapa-clima-do-brasil.html

OBSERVAÇÃO

  • Em cada resumo, o texto deverá indicar:
  • Descrição das características do clima (comportamento da temperatura e umidade);
  • Vegetação associada ao clima;
  • Indicar 5 (cinco) Unidades da Federação que possuem influência deste clima.

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ATIVIDADE 06/2T - MAPA CLIMÁTICO DO BRASIL

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO


INSTRUÇÕES

PASSO 01 - Cole no caderno o mapa fornecido pelo professor;

PASSO 02 - Entre no link a seguir e reproduza o mapa no seu caderno: https://www.geokratos.ggf.br/2023/05/aula-033-relacao-clima-e-vegetacao.html

PASSO 03 - Ainda no seu caderno, liste os estados e os climas correspondentes conforme o mapa.


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ATIVIDADE 05/2T – FUSOS HORÁRIOS

ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA.
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ATIVIDADE 04/2T - Do Preconceito ao Extremismo: Uma Escalada Perigosa.

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO


INSTRUÇÕES

Faça uma pequena pesquisa e registre no seu caderno o significado das palavras abaixo:

                    Estereótipo:

                    Discriminação:

                    Preconceito:

                    Racismo:

                    Xenofobia:

                    Fascismo:

                    Nazismo:


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ATIVIDADE 03/2T - Alemães, italianos e japoneses

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO

INSTRUÇÕES


Faça uma pesquisa e registre no seu 
CADERNO  sobre os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir do final do século XIX.

O texto da pesquisa deve conter o motivo que levaram estes imigrantes escolherem o Brasil como destino, como estava o país dos imigrantes na época da migração, qual o porto principal que recebeu estes imigrantes, qual a quantidade de imigrantes que chegaram aproximadamente, para quais estados brasileiros a maioria destes imigrantes foram encaminhados, qual a função (trabalho) que a maioria teve no início da migração, se houve algum tipo de discriminação contra estes imigrantes, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial (explique os motivos), quais cidades brasileiras concentram hoje em dia esses imigrantes. Explique se houve miscigenação aqui no Brasil. Cite as comidas típicas que foram introduzidas aqui no Brasil por desses imigrantes. Faça uma lista de nomes ou sobrenomes que temos hoje no Brasil que são de origem destes imigrantes.

DIVISÃO DA PESQUISA

Conforme as instruções sobre o 
CONTEÚDO da pesquisa feito acima, dividimos o tema desta forma:

Alunos nº 01 ao 07Imigrantes alemães;

Alunos nº 08 ao 14: Imigrantes italianos; 

Alunos nº 15 e acima: Imigrantes japoneses.



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  ATIVIDADE 02/2T - Origens e Destinos dos Imigrantes

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO

INSTRUÇÕES

Passo 01 - Consulte o Mapa Mental 12 - A Formação do Povo Brasileiro no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2023/10/mapa-mental-12-formacao-do-povo.html
Passo 02 - Observe os países onde parte dos habitantes migraram para o Brasil a partir do 3° momento migratório;
Passo 03 - Utilize o mapa abaixo. Este mapa foi fornecido pelo professor em sala de aula;


Passo 04 - Identifique o título da atividade no retângulo superior da folha: ATIVIDADE 02/2T - Origens e Destinos dos Imigrantes;
Passo 05 - Trace a linha do Equador e o meridiano de Greenwich e identifique-os;
Passo 06 - Identifique todos os oceanos e preencha as direções geográficas da Rosa dos Ventos;
Passo 07 - Escolha 4 cores (exceto o azul, verde e cinza) e pinte a legenda do mapa. Coloque na legenda os países de acordo com o continente onde ele está localizado. Pinte-os com a cor escolhida na legenda;
Passo 08 - Pinte o Brasil de verde, os países restantes de cinza e os oceanos em azul claro;
Passo 09 - Após finalizado o mapa, cole no caderno.


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ATIVIDADE 01/2T - A Chegada dos Imigrantes

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO


INSTRUÇÕES

Assista aos dois vídeos dos links abaixo e registre em seu caderno um texto de no mínimo três parágrafos sobre a chegada e a vida inicial dos imigrantes no final do século XIX no Brasil. O texto deve indicar a origem dos imigrantes, a viagem e o encaminhamento dos imigrantes para o trabalho aqui no Brasil. Explique no texto as motivações desses imigrantes em deixar o seu país de origem e por que escolheram o Brasil.

Vídeo 01: O Imigrante (Duração: 6' 23")

Vídeo 02: Imigrantes de São Paulo (Duração: 4' 22")



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ATIVIDADES 1º TRIMESTRE



ATIVIDADE 07/1T - Distribuição da População Indígena no Brasil

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Consulte o mapa abaixo com atenção. Repare que as Unidades da Federação (estados e o Distrito Federal) estão delimitadas.

Passo 02 - Liste as Unidades da Federação (UF) no seu caderno indicando ao lado os grupos linguísticos indígenas existentes em cada UF. FAÇA ESTA LISTAGEM DIVIDIDA POR REGIÕES BRASILEIRAS. 

OBSERVAÇÃO

Realize com atenção e capricho. Esta atividade você usará futuramente em uma AVALIAÇÃO COM CONSULTA.


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ATIVIDADE 06/1T - RAÍZES DO BRASIL - Os Indígenas

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Assista ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=-6rMTtk7mVw&ab_channel=GEOKRATOS

Passo 02 - Copie as questões da lousa abaixo em FOLHA SEPARADA e responda (perguntas à caneta e respostas a lápis) conforme as informações do vídeo.

OBSERVAÇÃO

Realize com atenção e capricho. Esta atividade você usará futuramente em uma AVALIAÇÃO COM CONSULTA.




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ATIVIDADE 05/1T - Alfabetização Cartográfica / América do Sul

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO


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INSTRUÇÕES

Abra o  livro CURRÍCULO EM AÇÃO - CIÊNCIAS DA NATUREZA E CIÊNCIAS HUMANAS 7º ANO na página 60 e siga o roteiro abaixo:

1-) Pesquisa: Utilize recursos online ou um atlas geográfico para visualizar o mapa da América do Sul;
2-) Numeração dos Países: No livro, numere os países de 1 a 12 na ordem de sua preferência, exceto a Guiana Francesa, que não deve ser numerada;
3-) Legenda: Crie uma legenda no lado esquerdo do mapa, listando a numeração e o nome correspondente de cada país.
4-) Identificação dos Corpos D’água: Com letra de forma, identifique no mapa os seguintes corpos d’água:
  • Oceano Atlântico;
  • Oceano Pacífico;
  • Mar do Caribe (também conhecido como Mar das Antilhas).
5-) Linhas Imaginárias: Desenhe no mapa:
  • Uma linha contínua para a Linha do Equador.
  • Uma linha tracejada para o Trópico de Capricórnio. Ambas devem ser claramente identificadas.
6-) Coloração: Pinte os mares e oceanos de azul claro. Escolha cores distintas para cada país, evitando tons de azul, e garanta que países adjacentes não compartilhem a mesma cor.
7-) Questões: 
  1. Identifique os três países localizados ao norte do Brasil.
  2. Utilizando a escala gráfica no canto inferior esquerdo do mapa, estime a distância aproximada entre o Equador e o Suriname.
Página 60 do livro Currículo em Ação.


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ATIVIDADE 04/1T - Divisão Regional do Brasil

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO

INSTRUÇÕES

Página 56 do livro Currículo em Ação.

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ATIVIDADE 03/1T - ROSA DOS VENTOS

Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 -  Faça uma legenda junto a Rosa dos Ventos após ser desenhada com os pontos cardeais e colaterais conforme  texto no link abaixo:


OBSERVAÇÃO: Esta atividade foi executada em sala de aula e supervisionada pelo professor. 

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ATIVIDADE 02/1T - Dia das Mulheres (REFLEXÃO)

Passo 01 - Copie as questões abaixo em uma folha. Não esqueça que você entregará esta atividade ao professor;
Passo 02 - Reflita sobre o vídeo que assistimos no Dia das Mulheres e responda as perguntas abaixo após copiá-las;

OBSERVAÇÃO: Caso você queira rever o vídeo, click no link abaixo:

Entrega: Primeiro aula da próxima semana.



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ATIVIDADE 01/1T - Limites do Território Brasileiro

Passo 01 - Leiam os texto e os mapas contidos nos link disponibilizados no Classroom, no dia 26/02/24 às 13h00m;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;

Entrega: Primeiro dia de aula presencial de geografia (05/03/24). 


Consulte os textos nos seguintes link:



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