ATIVIDADES 3º TRIMESTRE
Passo 2: Cole o mapa no caderno e, abaixo dele, crie a seguinte legenda:
Passo 3: Escolha as cores para a legenda e, utilizando a tabela citada no Passo 1, pinte o mapa. Cada Unidade da Federação terá a cor correspondente conforme a legenda relacionada ao IDH.
Passo 4: Abaixo da legenda, liste as cinco regiões brasileiras.
Passo 5: Calcule a média aritmética do IDH de cada região brasileira, adicione esses valores à lista do Passo 4 e classifique cada região como: Muito Alto, Alto, Médio ou Baixo.
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado.
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado.
MAPA MUDO DA ATIVIDADE |
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 05/3T - O Perigo de uma História Única.
- Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 04/3T - QUILOMBOLAS.
- Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).
Pesquise para responder as questões abaixo no seu CADERNO:
OBSERVAÇÃO
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 03/3T - Demografia do Brasil;
Passo 01 - Leia com atenção o Mapa Mental do Brasil no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2024/09/mapa-mental-26-brasil.html
Passo 02 – Após a leitura, você perceberá que o mapa mental contém 09 (nove) itens:
1 - ORGANIZAÇÃO POLÍTICA-ADMINISTRATIVA
2 - ASPECTOS TERRITORIAIS
3 - DADOS DEMOGRÁFICOS
4 - ASPECTOS ETNOCULTURAIS
5 - PROBLEMAS SOCIAIS
6 - DADOS ECONÔMICOS
7 - ASPECTOS FÍSICOS
8 - MOMENTOS HISTÓRICOS
9 - PARTICIPAÇÃO INTERNACIONAL
Passo 03 – Para cada item, escolha e comente sobre um dado ou informação. Escolha baseado na sua curiosidade. Naquilo que te chamou mais atenção. Faça uma pesquisa rápida e curta sobre o dado ou informação escolhida. Explique porque este assunto te chamou a atenção.
OBSERVAÇÕES
- Elabore esta atividade em FOLHA SEPARADA (papel almaço);
- Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
- Menos 02 pontos em atividade sem questão registrada (copiada);
- Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado:
Número
Turma
Data
Título da atividade: 02/3T – Mapa Mental do Brasil
____________________________
ATIVIDADE 01/3T - AFRICANIDADE
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO
INSTRUÇÕES
Responda as questões abaixo no seu caderno:
OBSERVAÇÃO
1. Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;ATIVIDADES 2º TRIMESTRE
ATIVIDADE 07/2T - RESUMO DOS TIPOS CLIMÁTICOS DO BRASIL
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO
INSTRUÇÕES
Pesquise e faça um resumo no seu caderno dos 6 (seis) tipos
de climas existentes no Brasil, conforme a tipificação da legenda do mapa do
link a seguir:
https://www.geokratos.ggf.br/2023/05/mapa-clima-do-brasil.html
OBSERVAÇÃO
- Em cada resumo, o texto deverá indicar:
- Descrição das características do clima (comportamento da temperatura e umidade);
- Vegetação associada ao clima;
- Indicar 5 (cinco) Unidades da Federação que possuem influência deste clima.
OBSERVAÇÃO
- Em cada resumo, o texto deverá indicar:
- Descrição das características do clima (comportamento da temperatura e umidade);
- Vegetação associada ao clima;
- Indicar 5 (cinco) Unidades da Federação que possuem influência deste clima.
__________________________________________
ATIVIDADE 06/2T - MAPA CLIMÁTICO DO BRASIL
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO
INSTRUÇÕES
PASSO 01 - Cole no caderno o mapa fornecido pelo professor;
PASSO 02 - Entre no link a seguir e reproduza o mapa no seu caderno: https://www.geokratos.ggf.br/2023/05/aula-033-relacao-clima-e-vegetacao.html
PASSO 03 - Ainda no seu caderno, liste os estados e os climas correspondentes conforme o mapa.
__________________________________________
ATIVIDADE 05/2T – FUSOS HORÁRIOS
ATIVIDADE REALIZADA EM SALA DE AULA. __________________________________________
ATIVIDADE 04/2T - Do Preconceito ao Extremismo: Uma Escalada Perigosa.
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Faça uma pequena pesquisa e registre no seu caderno o significado das
palavras abaixo:
•
Estereótipo:
•
Discriminação:
•
Preconceito:
•
Racismo:
•
Xenofobia:
•
Fascismo:
•
Nazismo:
__________________________________________
ATIVIDADE 03/2T - Alemães, italianos e japoneses
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Faça uma pesquisa e registre no seu CADERNO sobre os imigrantes que chegaram ao Brasil a partir do final do século XIX.
O texto da pesquisa deve conter o motivo que levaram estes imigrantes escolherem o Brasil como destino, como estava o país dos imigrantes na época da migração, qual o porto principal que recebeu estes imigrantes, qual a quantidade de imigrantes que chegaram aproximadamente, para quais estados brasileiros a maioria destes imigrantes foram encaminhados, qual a função (trabalho) que a maioria teve no início da migração, se houve algum tipo de discriminação contra estes imigrantes, principalmente durante a Segunda Guerra Mundial (explique os motivos), quais cidades brasileiras concentram hoje em dia esses imigrantes. Explique se houve miscigenação aqui no Brasil. Cite as comidas típicas que foram introduzidas aqui no Brasil por desses imigrantes. Faça uma lista de nomes ou sobrenomes que temos hoje no Brasil que são de origem destes imigrantes.
DIVISÃO DA PESQUISA
Conforme as instruções sobre o CONTEÚDO da pesquisa feito acima, dividimos o tema desta forma:
Alunos nº 01 ao 07: Imigrantes alemães;
Alunos nº 08 ao 14: Imigrantes italianos;
Alunos nº 15 e acima: Imigrantes japoneses.
__________________________________________
ATIVIDADE 02/2T - Origens e Destinos dos Imigrantes
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Consulte o Mapa Mental 12 - A Formação do Povo Brasileiro no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2023/10/mapa-mental-12-formacao-do-povo.html
Passo 02 - Observe os países onde parte dos habitantes migraram para o Brasil a partir do 3° momento migratório;
Passo 03 - Utilize o mapa abaixo. Este mapa foi fornecido pelo professor em sala de aula;
Passo 04 - Identifique o título da atividade no retângulo superior da folha: ATIVIDADE 02/2T - Origens e Destinos dos Imigrantes;
Passo 05 - Trace a linha do Equador e o meridiano de Greenwich e identifique-os;
Passo 06 - Identifique todos os oceanos e preencha as direções geográficas da Rosa dos Ventos;
Passo 07 - Escolha 4 cores (exceto o azul, verde e cinza) e pinte a legenda do mapa. Coloque na legenda os países de acordo com o continente onde ele está localizado. Pinte-os com a cor escolhida na legenda;
Passo 08 - Pinte o Brasil de verde, os países restantes de cinza e os oceanos em azul claro;
Passo 09 - Após finalizado o mapa, cole no caderno.
___________________________________________________
Passo 01 - Consulte o Mapa Mental 12 - A Formação do Povo Brasileiro no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2023/10/mapa-mental-12-formacao-do-povo.html
Passo 02 - Observe os países onde parte dos habitantes migraram para o Brasil a partir do 3° momento migratório;
Passo 03 - Utilize o mapa abaixo. Este mapa foi fornecido pelo professor em sala de aula;
Passo 04 - Identifique o título da atividade no retângulo superior da folha: ATIVIDADE 02/2T - Origens e Destinos dos Imigrantes;
Passo 05 - Trace a linha do Equador e o meridiano de Greenwich e identifique-os;
Passo 06 - Identifique todos os oceanos e preencha as direções geográficas da Rosa dos Ventos;
Passo 07 - Escolha 4 cores (exceto o azul, verde e cinza) e pinte a legenda do mapa. Coloque na legenda os países de acordo com o continente onde ele está localizado. Pinte-os com a cor escolhida na legenda;
Passo 08 - Pinte o Brasil de verde, os países restantes de cinza e os oceanos em azul claro;
Passo 09 - Após finalizado o mapa, cole no caderno.
ATIVIDADE 01/2T - A Chegada dos Imigrantes
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO
INSTRUÇÕES
Assista aos dois vídeos dos links abaixo e registre em seu caderno um texto de no mínimo três parágrafos sobre a chegada e a vida inicial dos imigrantes no final do século XIX no Brasil. O texto deve indicar a origem dos imigrantes, a viagem e o encaminhamento dos imigrantes para o trabalho aqui no Brasil. Explique no texto as motivações desses imigrantes em deixar o seu país de origem e por que escolheram o Brasil.
Vídeo 01: O Imigrante (Duração: 6' 23")
Vídeo 02: Imigrantes de São Paulo (Duração: 4' 22")
ATIVIDADES 1º TRIMESTRE
ATIVIDADE 07/1T - Distribuição da População Indígena no Brasil
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL
ATIVIDADE 06/1T - RAÍZES DO BRASIL - Os Indígenas
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL
OBSERVAÇÃO
Realize com atenção e capricho. Esta atividade você usará futuramente em uma AVALIAÇÃO COM CONSULTA.
ATIVIDADE 05/1T - Alfabetização Cartográfica / América do Sul
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO
- Oceano Atlântico;
- Oceano Pacífico;
- Mar do Caribe (também conhecido como Mar das Antilhas).
- Uma linha contínua para a Linha do Equador.
- Uma linha tracejada para o Trópico de Capricórnio. Ambas devem ser claramente identificadas.
- Identifique os três países localizados ao norte do Brasil.
- Utilizando a escala gráfica no canto inferior esquerdo do mapa, estime a distância aproximada entre o Equador e o Suriname.
Página 60 do livro Currículo em Ação. |
ATIVIDADE 04/1T - Divisão Regional do Brasil
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO
Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Faça uma legenda junto a Rosa dos Ventos após ser desenhada com os pontos cardeais e colaterais conforme texto no link abaixo:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.