ATIVIDADES 3° TRIMESTRE
ATIVIDADE 01/3T – MODOS DE PRODUÇÃO
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO
INSTRUÇÕESPasso 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:Passo 02 – Após a leitura e interpretação do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total são 10 imagens totalizando 10 perguntas;Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor;Passo 04 – Justifique sua resposta em todas as questões levantadas na atividade.OBSERVAÇÕESMenos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado;- Nome completo do aluno
- Número
- Turma
- Data
- Título da atividade: 01/3T - Modos de Produção
Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).
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1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO
INSTRUÇÕES
Passo 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:
Passo 02 – Após a leitura e interpretação do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total são 10 imagens totalizando 10 perguntas;
Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor;
Passo 04 – Justifique sua resposta em todas as questões levantadas na atividade.
OBSERVAÇÕES
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado;
- Nome completo do aluno
- Número
- Turma
- Data
- Título da atividade: 01/3T - Modos de Produção
Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).
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ATIVIDADES 2° TRIMESTRE
ATIVIDADE 07/2T – Clima no Mundo
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO
INSTRUÇÕES
1-) Pesquise e faça um resumo no seu caderno dos 10 (dez) tipos de climas existentes no planeta, conforme a tipificação da legenda do mapa do link a seguir:
OBSERVAÇÃO
- Descrição das características do clima (comportamento da temperatura e umidade);
- Vegetação associada ao clima;
- Indicar 5 países e o nome do continente que possuem influência deste clima.
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ATIVIDADE 06/2T – Climogramas
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO
INSTRUÇÕES
1-) Leia o texto e analise e interprete os climogramas do link a seguir:
2-) Copie as questões e responda em FOLHA SEPARADA as questões abaixo:
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ATIVIDADE 05/2T – IMPACTOS AMBIENTAIS
Atividade realizada em sala de aula.
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ATIVIDADE 04/2T – Nossa Terra em Números2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Para ampliarmos nossa visão do mundo, compreender as
relações espaciais entre países e continentes e inspirar reflexões do nosso
tamanho como Terra em relação ao cosmos, utilize a matemática para obter
números surpreendentes.
OBSERVAÇÕES
Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 25/06 (5,0 pontos).
INSTRUÇÕES
Para ampliarmos nossa visão do mundo, compreender as
relações espaciais entre países e continentes e inspirar reflexões do nosso
tamanho como Terra em relação ao cosmos, utilize a matemática para obter
números surpreendentes.
Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 25/06 (5,0 pontos).
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ATIVIDADE 03/2T – Cubatão: Vale da Morte1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO
INSTRUÇÕES
Faça uma pesquisa sobre as causas e os efeitos que levaram o município de Cubatão a ter a alcunha de “Vale da Morte”. Pelo menos um parágrafo deve ser dedicado a um depoimento de um familiar ou de alguém conhecido que viveu esse momento. Conclua a pesquisa apontando as ações que contornaram, em grande parte, esse estigma de ser considerada a cidade mais poluída do mundo.
O vídeo a seguir contribuirá na sua pesquisa inicial: https://www.youtube.com/watch?v=s6zzwvK0R5E&t=188s&ab_channel=Cubat%C3%A3otemCulturaSim%21
Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 21/06
O trabalho deve ter no mínimo seis parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão.
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ATIVIDADE 02/2T – Bacias Hidrográficas2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Acesse ao vídeo do link a seguir:https://www.youtube.com/watch?v=mwRYjfPRYGs&ab_channel=geoilustrada
Passo 02 - Responda no caderno as questões da lousa abaixo:
OBS: Copie as questões a caneta e responda a lápis.____________________________
ATIVIDADE 01/2T – Elementos e fatores climáticos1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO
INSTRUÇÕES
Passo 02 - Responda no caderno as questões da lousa abaixo:
Passo 01 - Acesse o link a seguir:
https://www.geokratos.ggf.br/2023/04/mapa-mental-01-fatores-e-elementos-da.html
Passo 02 - Registre no caderno (copie) o mapa mental no link acima;
Passo 02 - Registre no caderno (copie) o mapa mental no link acima;
Passo 03 - Assista o vídeo que está no link acima e responda no caderno:
- Por que no interior da Região Nordeste chove pouco?
- Reflita e responda com base nos conhecimentos adquiridos no vídeo. Quais os fatores climáticos que influenciam o clima do município de Cubatão?
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ATIVIDADES 1° TRIMESTRE
ATIVIDADE 07/1T – Mapeando o IDH
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL
INSTRUÇÕES
Passo 01 – Leia com atenção e analise o mapa de referência abaixo:
Passo 02 – Utilize o mapa-mudo a seguir (imprima o arquivo PDF aqui 👈 ou espere o professor distribuir na classe):
Passo 03 – Siga a sequência de ações abaixo:
- Ação A – Coloque o tema do mapa como: PLANISFÉRIO - INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - 2020.
- Ação B – Preencha as direções geográficas da Rosa dos Ventos (pontos cardeais e colaterais);
- Ação C – Escolha seis cores e preencha a legenda na parte inferior do mapa conforme indicado a seguir:
- Ação D – Identifique os quatro oceanos da Terra;
- Ação E – Trace a linha do Equador e o meridiano de Greenwich e identifique-os;
- Ação F – Pinte os países conforme o mapa de referência e as cores escolhidas na legenda durante a Ação C;
- Ação G – Finalmente, no verso da folha, faça uma nova legenda de cores, idêntica à legenda anterior (Ação C). No entanto, em vez da informação do IDH, liste dez países para cada categoria de IDH conforme o mapa realizado.
- Utilize sempre letra de forma na execução de atividades com mapa (legendas e indicações no mapa);
- Sugestão: inicie a atividade a lápis e finalize com caneta preta;
- Na confecção de mapas CAPRICHO, HARMONIA e PRECISÃO são fundamentais.
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ATIVIDADE 06/1T - As 10 Maiores Regiões Metropolitanas do Mundo
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL
INSTRUÇÕES
Passo 01 - Assista ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=rSe-0_QEjeE&ab_channel=MegaInteressante
Passo 02 – Faça uma tabela no seu caderno com as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo conforme as informações do vídeo acima. A tabela deve ter as seguintes colunas: Região Metropolitana, População, População da Metrópole e País.
Passo 03 – As regiões metropolitanas devem ser organizadas em ordem crescente, ou seja, da mais populosa para a menos populosa.
Optativo: Imprima a tabela da atividade AQUI 👈 , preencha e cole no caderno.
OBSERVAÇÕES
1-) Monte a tabela no caderno ou imprima a tabela acima;
2-) Realize com atenção e capricho. Esta atividade você usará futuramente em uma AVALIAÇÃO COM CONSULTA.
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ATIVIDADE 04/1T - Índice de Desenvolvimento Humano
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO
INSTRUÇÕES
Links de apoio:https://www.geokratos.ggf.br/2021/05/aula-010-produto-interno-bruto-pib-e.html
https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/03/13/brasil-cai-duas-posicoes-no-ranking-do-indice-de-desenvolvimento-humano.ghtml
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ATIVIDADE 03/1T - ROSA DOS VENTOS
Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Aguarde novas instruções do professor para a inserção da legenda citada no item 05 das instruções.
Entrega / Visto no caderno: a partir do dia 18/03/24.
Texto de referência: https://www.geokratos.ggf.br/2023/03/rosa-dos-ventos.html
OBSERVAÇÃO: Esta atividade foi executada em sala de aula e supervisionada pelo professor.
ATIVIDADE 03/1T - ROSA DOS VENTOS
Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Aguarde novas instruções do professor para a inserção da legenda citada no item 05 das instruções.
Entrega / Visto no caderno: a partir do dia 18/03/24.
Texto de referência: https://www.geokratos.ggf.br/2023/03/rosa-dos-ventos.html
OBSERVAÇÃO: Esta atividade foi executada em sala de aula e supervisionada pelo professor.
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ATIVIDADE 02/1T - Desigualdade Educacional
Passo 01 - Leiam o texto e analisem o gráfico e as imagens;Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;
Entrega / Visto no caderno / Correção: aula presencial a partir do dia 04/03/24.
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Entrega / Visto no caderno / Correção: aula presencial a partir do dia 04/03/24.
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ATIVIDADE 01/1T - Para que serve a GEOGRAFIA?
Passo 01 - Releiam o texto e assistam o vídeo novamente da nossa aula ONLINE, caso vocês julguem necessário;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;
Passo 03 - Ao finalizar a atividade no caderno, tire uma foto das questões respondidas e enviem no Classroom.
Prazo: até dia 23/02/24 (sexta-feira).
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Para melhorar a interação, navegação e experiência ao acessar o site GeoKratos em dispositivos móveis, sugerimos aos alunos que habilitem a "Ver versão para web", localizada no final da tela do celular. Ao ativar essa função, o campo de pesquisa ficará disponível, facilitando a busca por conteúdo, e a navegação se tornará mais intuitiva e fácil. Consulte a imagem abaixo para visualizar como utilizar o site pelo celular.
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