quinta-feira, 2 de novembro de 2023

AT8



ATIVIDADES 3° TRIMESTRE

ATIVIDADE 01/3T – MODOS DE PRODUÇÃO
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO


INSTRUÇÕES
Passo 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:
Passo 02 – Após a leitura e interpretação do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total são 10 imagens totalizando 10 perguntas;
Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor;
Passo 04 – Justifique sua resposta em todas as questões levantadas na atividade.
OBSERVAÇÕES
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado;
  • Nome completo do aluno
  • Número
  • Turma
  • Data
  • Título da atividade: 01/3T - Modos de Produção
Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).


XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX


ATIVIDADES 2° TRIMESTRE


ATIVIDADE 07/2T – Clima no Mundo
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO



INSTRUÇÕES

1-) Pesquise e faça um resumo no seu caderno dos 10 (dez) tipos de climas existentes no planeta, conforme a tipificação da legenda do mapa do link a seguir:


OBSERVAÇÃO

Em cada resumo, o texto deverá indicar:
  • Descrição das características do clima (comportamento da temperatura e umidade);
  • Vegetação associada ao clima;
  • Indicar 5 países e o nome do continente que possuem influência deste clima.

__________________________

ATIVIDADE 06/2T – Climogramas
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO


INSTRUÇÕES

1-) Leia o texto e analise e interprete os climogramas do link a seguir:

2-) Copie as questões e responda em FOLHA SEPARADA as questões abaixo:

___________________________

ATIVIDADE 05/2T – IMPACTOS AMBIENTAIS

Atividade realizada em sala de aula.
____________________________


ATIVIDADE 04/2T – Nossa Terra em Números
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO



INSTRUÇÕES

Para ampliarmos nossa visão do mundo, compreender as relações espaciais entre países e continentes e inspirar reflexões do nosso tamanho como Terra em relação ao cosmos, utilize a matemática para obter números surpreendentes.

 OBSERVAÇÕES

Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 25/06 (5,0 pontos).


____________________________

ATIVIDADE 03/2T – Cubatão: Vale da Morte
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO


INSTRUÇÕES

Faça uma pesquisa sobre as causas e os efeitos que levaram o município de Cubatão a ter a alcunha de “Vale da Morte”. Pelo menos um parágrafo deve ser dedicado a um depoimento de um familiar ou de alguém conhecido que viveu esse momento. Conclua a pesquisa apontando as ações que contornaram, em grande parte, esse estigma de ser considerada a cidade mais poluída do mundo.

O vídeo a seguir contribuirá na sua pesquisa inicial: https://www.youtube.com/watch?v=s6zzwvK0R5E&t=188s&ab_channel=Cubat%C3%A3otemCulturaSim%21

 OBSERVAÇÕES

Entregar em FOLHA DE PAPEL ALMAÇO até o dia 21/06

O trabalho deve ter no mínimo seis parágrafos com introdução, desenvolvimento e conclusão.

____________________________

ATIVIDADE 02/2T – Bacias Hidrográficas
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO

INSTRUÇÕES


Passo 01 - Acesse ao vídeo do link a seguir:
https://www.youtube.com/watch?v=mwRYjfPRYGs&ab_channel=geoilustrada
Passo 02 - Responda no caderno as questões da lousa abaixo:

OBS: Copie as questões a caneta e responda a lápis.
____________________________

ATIVIDADE 01/2T – Elementos e fatores climáticos
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO

INSTRUÇÕES


Passo 01 - Acesse o link a seguir:
https://www.geokratos.ggf.br/2023/04/mapa-mental-01-fatores-e-elementos-da.html
Passo 02 - Registre no caderno (copie) o mapa mental no link acima;
Passo 03 - Assista o vídeo que está no link acima e responda no caderno:
  1.  Por que no interior da Região Nordeste chove pouco?
  2.  Reflita e responda com base nos conhecimentos adquiridos no vídeo. Quais os fatores climáticos que influenciam o clima do município de Cubatão?
OBS: Copie as questões a caneta e responda a lápis.



XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADES 1° TRIMESTRE



ATIVIDADE 07/1T – Mapeando o IDH

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL



INSTRUÇÕES


Passo 01 – Leia com atenção e analise o mapa de referência abaixo:
 

Passo 02 – Utilize o mapa-mudo a seguir (imprima o arquivo PDF aqui 👈 ou espere o professor distribuir na classe):

 

Passo 03 – Siga a sequência de ações abaixo:
  • Ação A – Coloque o tema do mapa como: PLANISFÉRIO - INDICE DE DESENVOLVIMENTO HUMANO - 2020.
  • Ação B – Preencha as direções geográficas da Rosa dos Ventos (pontos cardeais e colaterais);
  • Ação C – Escolha seis cores e preencha a legenda na parte inferior do mapa conforme indicado a seguir:
  • Ação D – Identifique os quatro oceanos da Terra;
  • Ação E – Trace a linha do Equador e o meridiano de Greenwich e identifique-os;
  • Ação F – Pinte os países conforme o mapa de referência e as cores escolhidas na legenda durante a Ação C;
  • Ação G – Finalmente, no verso da folha, faça uma nova legenda de cores, idêntica à legenda anterior (Ação C). No entanto, em vez da informação do IDH, liste dez países para cada categoria de IDH conforme o mapa realizado.
OBSERVAÇÕES
  • Utilize sempre letra de forma na execução de atividades com mapa (legendas e indicações no mapa);
  • Sugestão: inicie a atividade a lápis e finalize com caneta preta;
  • Na confecção de mapas CAPRICHO, HARMONIA e PRECISÃO são fundamentais.


_______________________________________

ATIVIDADE 06/1T - As 10 Maiores Regiões Metropolitanas do Mundo

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL

INSTRUÇÕES

Passo 01 - Assista ao vídeo do link a seguir:

https://www.youtube.com/watch?v=rSe-0_QEjeE&ab_channel=MegaInteressante


Passo 02 – Faça uma tabela no seu caderno com as 10 maiores regiões metropolitanas do mundo conforme as informações do vídeo acima. A tabela deve ter as seguintes colunas: Região Metropolitana, População, População da Metrópole e País.

Passo 03 – As regiões metropolitanas devem ser organizadas em ordem crescente, ou seja, da mais populosa para a menos populosa.

MODELO DA TABELA

Optativo: Imprima a tabela da atividade AQUI 👈 , preencha e cole no caderno. 


OBSERVAÇÕES

1-) Monte a tabela no caderno ou imprima a tabela acima;

2-) Realize com atenção e capricho. Esta atividade você usará futuramente em uma AVALIAÇÃO COM CONSULTA.


_______________________________________

ATIVIDADE 05/1T - Conceitos Demográficos

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO

INSTRUÇÕES

Página 63 do livro Currículo Em Ação

__________________________


ATIVIDADE 04/1T - Índice de Desenvolvimento Humano

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO

INSTRUÇÕES


Links de apoio:
https://www.geokratos.ggf.br/2021/05/aula-010-produto-interno-bruto-pib-e.html

https://g1.globo.com/mundo/noticia/2024/03/13/brasil-cai-duas-posicoes-no-ranking-do-indice-de-desenvolvimento-humano.ghtml

____________________________


ATIVIDADE 03/1T - ROSA DOS VENTOS

Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Aguarde novas instruções do professor para a inserção da legenda citada no item 05 das instruções.

Entrega / Visto no caderno: a partir do dia 18/03/24.


OBSERVAÇÃOEsta atividade foi executada em sala de aula e supervisionada pelo professor. 

____________________________


ATIVIDADE 02/1T - Desigualdade Educacional


Passo 01 - Leiam o texto e analisem o gráfico e as imagens;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;

Entrega / Visto no caderno / Correção: aula presencial a partir do dia 04/03/24.




____________________________________________

ATIVIDADE 01/1T - Para que serve a GEOGRAFIA?


Passo 01 - Releiam o texto e assistam o vídeo novamente da nossa aula ONLINE, caso vocês julguem necessário;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;
Passo 03 - Ao finalizar a atividade no caderno, tire uma foto das questões respondidas e enviem no Classroom.
Prazo: até dia 23/02/24 (sexta-feira).


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

        Para melhorar a interação, navegação e experiência ao acessar o site GeoKratos em dispositivos móveis, sugerimos aos alunos que habilitem a "Ver versão para web", localizada no final da tela do celular. Ao ativar essa função, o campo de pesquisa ficará disponível, facilitando a busca por conteúdo, e a navegação se tornará mais intuitiva e fácil. Consulte a imagem abaixo para visualizar como utilizar o site pelo celular.











Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.