quinta-feira, 2 de novembro de 2023

AT9

 


ATIVIDADES 3º TRIMESTRE


ATIVIDADE 07/3T – ASPECTOS GERAIS DA OCEANIA 
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE NOVEMBRO



INSTRUÇÕES

Faça um resumo da geografia física e humana da OCEANIA, citando o números aproximado de ilhas, listando os 14 países do continente e explicando a divisão regional.


OBSERVAÇÃO: Entregue esta atividade em FOLHA SEPARADA com o título da atividade e devidamente identificada (nome, número e classe).




________________________________________________________

ATIVIDADE 06/3T – MUNDO: IDH E PIB 
1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE NOVEMBRO



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia o texto do link a seguir: 
https://www.geokratos.ggf.br/2021/05/aula-010-produto-interno-bruto-pib-e.html

Passo 02 - Copie (caneta) e responda (lápis) as questões da lousa abaixo no seu CADERNO


OBSERVAÇÃO

  • Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 06/3T - MUNDO: IDH E PIB.
  • Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).


________________________________________________________

ATIVIDADE 05/3T – MAPA: DIVISÃO POLÍTICA DA ÁFRICA
(Alfabetização Cartográfica)

INSTRUÇÕES

1-) Utilize o mapa mudo fornecido pelo professor em sala de aula;

2-) Preencha o cabeçalho e identifique a atividade conforme instruções do professor;

3-) Conforme as instruções do professor em sala de aula, numere, pinte e legende os países africanos;

4-) Utilize os links de referências a seguir para confeccionar o mapa:

Divisão Política:

Divisão Regional

Atividade para impressão.


________________________________________________________

ATIVIDADE 04/3T – COMPLEXO DE VIRA-LATA
2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE OUTUBRO


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia o texto do link a seguir: 

Passo 02 - Copie (caneta) e responda (lápis) as questões da lousa abaixo no seu CADERNO


OBSERVAÇÃO

  • Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado: ATIVIDADE 04/3T - Complexo de Vira-lata.
  • Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).
    ________________________________________________________

ATIVIDADE 03/3T – A QUESTÃO PALESTINA

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE OUTUBRO


 

Justificativa 01: Esta atividade tem grande relevância atual. O texto remonta as tensões originárias que culminou ontem (01/10/2024) com o ataque de mísseis do Irã contra Israel. A atividade te dará subsídios para entender o momento perigoso que estamos passando como civilização.

Justificativa 02: Devido a importância citada acima e a extensão do texto, esta atividade tem peso 10,0 (pontos). Além do mais a próxima atividade do Plano de Estudo será somente no dia 22/10/24.

 

INSTRUÇÕES

Leia o TEXTO no link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2024/09/judeus-x-arabes-israel-x-palestina.html e responda as seguintes questões:

1. Quais são os principais marcos religiosos e históricos que tornam a região da Palestina sagrada para diferentes religiões?

2. O que foi o movimento sionista e como ele influenciou o conflito entre judeus e palestinos?

3. Por que a imigração judaica para a Palestina gerou tensões com a população árabe local?

4. Quais foram as promessas contraditórias feitas pelos britânicos durante a ocupação da Palestina e como isso afetou o conflito?

5. Como a ocupação britânica em 1920 contribuiu para as tensões étnicas e religiosas na região?

6. Quais foram as atividades da Haganah durante o Mandato Britânico na Palestina e como elas evoluíram ao longo do tempo?

7. Quais foram os grupos judaicos, além da Haganah, que adotaram táticas mais agressivas, como atos de sabotagem e terrorismo?

8. Explique o contexto pós-criação do Estado de Israel em 1948 e como os grupos árabes, conhecidos como fedayin, responderam por meio de ataques e ações armadas.

9. Qual é o papel do Hamas no conflito entre Israel e os palestinos, e por que ele é considerado um grupo terrorista por alguns países?

10. Como o Direito Internacional aborda a questão da legítima defesa em relação ao Hamas, considerando que ele não é um Estado?

11. Quais são as acusações feitas pela Anistia Internacional contra o governo israelense, relacionadas ao sistema de apartheid na Palestina?

OBSERVAÇÕES

Entregar a atividade em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço).

Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;

Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado:
  • Nome completo do aluno
  • Número
  • Turma
  • Data
Título da atividade: 03/3T - QUESTÃO PALESTINA

Menos 02 pontos em atividade sem a pergunta registrada (copiada).




    ________________________________________________________


ATIVIDADE 02/3T - POR QUE PAGAR IMPOSTOS?

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE  ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO



INSTRUÇÕES

Passo 01 - Leia o texto do link a seguir: https://www.geokratos.ggf.br/2024/01/por-que-pagar-impostos.html
Passo 02 - Elabore um texto com no mínimo 03 (três) parágrafos explicando...

a) ... o que são e para que servem os impostos (razões e benefícios);
b) ... dê 05 (cinco) exemplos de impostos cobrados no Brasil;
c) ... se o pagamento de impostos no Brasil é justo entre as classes sociais;
d) ... se o Brasil é o país onde a população paga mais impostos no mundo.

ATENÇÃO
  •  Nos itens "c" e "d" citados acima, justifique a sua afirmação.
  • Caso tenha alguma crítica aos impostos, por favor, insira a sua opinião no texto.

  • 👉 Elabore o texto em uma FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor.

    OBSERVAÇÕES

    Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
    Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado;
    Nome completo do aluno
    Número
    Turma
    Data
    Tema: 
    ATIVIDADE 02/3T – POR QUE PAGAR IMPOSTOS?

    Data de ENTREGA da 01/03T e 02/3T: 01/10/24. Após esta data as atividades terão a metade do peso da nota original.

    ________________________________________________________

ATIVIDADE 01/3T –  SOCIEDADE DE CONSUMO

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE SETEMBRO



INSTRUÇÕES

  1. Reflita e escreva sobre a Sociedade de Consumo: Vídeo 01👈
  2. Reflita e escreva sobre o Consumismo e Obsolescência Programada: Vídeo 02👈
  3. Reflita e escreva sobre a felicidade e o supérfluo: Vídeo 03👈
  4. Reflita e escreva sobre os Escravos da Tecnologia: Vídeo 04👈

👉 Copie as questões (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor.


OBSERVAÇÕES
Menos 01 ponto na atividade com o tema não identificado;
Menos 01 ponto na atividade com o aluno não identificado;
  • Nome completo do aluno
  • Número
  • Turma
  • Data
  • Título da atividade: 01/3T - Sociedade de Consumo
Menos 02 pontos em atividade sem a questão registrada (copiada).


xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx

xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx


ATIVIDADES 2º TRIMESTRE

ATIVIDADE 08/2T –  UBERIZAÇÃO 

DO TRABALHO E CLT 

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO



______________________________________

ATIVIDADE 07/2T – OCX / QUAD / OTAN / BRICS 

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE AGOSTO

(Alfabetização Cartográfica)


INSTRUÇÕES

1-) Utilize o mapa mudo fornecido pelo professor em sala de aula;

2-) Preencha o cabeçalho e identifique a atividade ;

3-) Preencha a Rosa dos Ventos (pontos cardeais e colaterais), no canto superior direito da folha [0,5 ponto];

4-) Trace a linha do Equador, o Meridiano de Greenwich  (linhas contínuas) e os trópicos de Câncer e Capricórnio (linhas tracejadas). Identifique-os no mapa (letra de forma) [0,5 ponto];

5-) Identifique os oceanos no mapa (letra de forma) [0,5 ponto];

6-)  Escolha 6 (seis) cores para pintar os países das organizações internacionais citadas na legenda do mapa [1,0 ponto];

OBS 01: Não utilize o azul claro ou o escuro, pois você utilizará pintar os oceanos e o cinza será utilizado nos países que não fazem parte de nenhuma categoria da legenda;

OBS 02: Países que participam de mais de uma organização simultaneamente, serão listradas com as cores correspondentes.

7-) Coloque um triângulo preto nos países que participam do "Clube Atômico[0,5 ponto];

8-) Faça 5 listas no verso da folha com os países membros da OCX, OTAN, QUAD, BRICS e do "Clube Atômico"[1,0 ponto];

9-) Capricho, clareza e organização [1,0 ponto].

 OBSERVAÇÃO

  • Qualquer escrita no mapa deve ser feita com letra de forma.

LINKS QUE AJUDARÃO NA PESQUISA:



______________________________________

ATIVIDADE 06/2T – DIVISÃO REGIONAL DA ÁSIA 

(Alfabetização Cartográfica)

INSTRUÇÕES

1-) Utilize o mapa mudo fornecido pelo professor em sala de aula;

2-) Preencha o cabeçalho e identifique a atividade conforme instruções do professor;

3-) Desenhe uma pequena Rosa dos Ventos, somente com os pontos cardeais, no canto superior esquerdo da folha [1,0 ponto];

4-) Trace a divisa entre a Europa e a Ásia no território russo (Montes Urais) [1,0 ponto];

5-) Trace o Trópico de Câncer (linha tracejada) e a linha do Equador (linha contínua) e os identifique-os (letra de forma) [1,0 ponto];

6-) Identifique os corpos d'águas da seguinte forma [2,0 pontos]:

A - Oceano Pacífico

B - Oceano Índico

C - Mar ou oceano Glacial Ártico

D1 - Mar Mediterrâneo

D2 - Mar Vermelho

E - Mar Negro

F - Mar Cáspio

G - Mar de Aral

H - Golfo Pérsico

I -  Golfo de Omã

J - Mar Arábico

K - Golfo de Bengala

L - Golfo de Sião

M - Mar da China Meridional

N - Mar Amarelo

O - Mar do Japão

P - Mar de Okhotsk

7-) Numere as capitais no mapa e no verso da folha faça uma lista com esta numeração denominando a capital e o país correspondente. Exemplo: 32 -  Pequim (China)  [2,0 pontos];

8-) Escolha 6 (seis) cores, exceto o azul claro e escuro (o azul claro você utilizará nos corpos d'água), para pintar a regiões geográficas da Ásia e faça uma legenda de cores no verso da folha [1,0 ponto];

9-) Capricho, clareza e organização [2,0 pontos];

OBSERVAÇÕES

  • Na lista de capitais e países indique a cor corresponde da região geográfica conforme sua legenda de cores;
  • Qualquer escrita no mapa deve ser feita com letra de forma.
LINKS DOS MAPAS

🌍  Capitais asiáticas 👈



______________________________________

ATIVIDADE 05/2T 

SEMINÁRIO - ONU , OTAN e BRICS


REALIZADO NA CLASSE NO DIA 01/07/2024 

_________________________________________

ATIVIDADE 4/2T – ONU , OTAN e BRICS

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO



INSTRUÇÕES

Faça uma pesquisa e registre no seu CADERNO sobre uma organização internacional atuante nos dias de hoje.

O tema da sua pesquisa é de acordo com o seu número de chamada:

Alunos nº 01 ao 09: ONU;

Alunos nº 10 ao 18: OTAN;

Alunos nº 19 e acima: BRICS.

O conteúdo exigido é de acordo com a ficha de conteúdo abaixo:



Data de entrega: 24/06/2024

_________________________________________

ATIVIDADE 03/2T – Modos de Produção

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE JUNHO


INSTRUÇÕES

Passo 01 – Leia e compreenda o texto do link abaixo:

https://www.geokratos.ggf.br/2024/06/modos-de-producao.html

Passo 02  Após a leitura e interpretação do texto, observe as perguntas feitas abaixo de cada imagem do texto. No total são 10 imagens totalizando 10 perguntas;

Passo 03 – Copie as perguntas (caneta) e responda (lápis ou caneta) em FOLHA SEPARADA (folha de papel almaço) para entregar ao professor.

Data de entrega: 18/06/2024

_________________________________________

ATIVIDADE 02/2T – Capitalismo e Socialismo

2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO

INSTRUÇÕES

Passo 01 – Leia o texto do link abaixo:

Passo 02 - Responda no seu caderno as questões da lousa a seguir:




OBSERVAÇÃO: 

  • Copie as questões  à caneta e as respostas faça a lápis.
  • Cuidado com o maniqueísmo.

_________________________________________

ATIVIDADE 01/2T – Adam Smith e Karl Marx

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MAIO

INSTRUÇÕES

Passo 01 – Leia o texto e assista o vídeo do link abaixo:
https://www.geokratos.ggf.br/2024/03/adam-smith-e-karl-marx.html

Passo 02 - Consulte o texto e o vídeo citados acima  e responda no seu caderno:

1.  Quem era Adam Smith e o que ele defendia?
2.  Quem era Karl Marx e o que ele defendia?
3. Durante a conversa fictícia denominada o Encontro do Século, qual a fala de Adam Smith mais te chamou atenção?
4. Durante a conversa fictícia denominada o Encontro do Século, qual a fala de Karl Marx mais te chamou atenção?
5. Na sua opinião, cite um ponto negativo e um positivo de cada lado.

OBSERVAÇÃO: 

  • Copie as questões  à caneta e as respostas faça a lápis.
  • Para executar essa atividade, não seja maniqueísta.




XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX

ATIVIDADES 1º TRIMESTRE


ATIVIDADE 10/1T – Regionalização da Europa

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

INSTRUÇÕES

Passo 01 – Utilize o mapa-mudo a seguir (imprima o arquivo PDF aqui 👈 ou espere o professor distribuir na classe):


Passo 02 – Escolha o tipo de regionalização que irá executar no link a seguir e identifique no mapa o tema escolhido: https://www.geokratos.ggf.br/2024/01/mapa-da-europa-divisao-regional.html

Passo 03 – Preencha a Rosa dos Ventos;

Passo 04 – Trace o meridiano de Greenwich;

Passo 05 – Pinte de azul claro o oceano e mares e identifique-os mapa;

Passo 06 – Numere todos os países europeus;

Passo 07 – Monte uma legenda de cores conforme a regionalização escolhida no passo 01 e pinte as regiões do mapa (não utilize a cor azul);

Passo 08 – Faça no verso da folha uma lista dos 52 países, com suas respectivas capitais, conforme a numeração escolhida anteriormente no mapa.


______________________________________

ATIVIDADE 09/1T – Mapa Mental: Minha Profissão.

INSTRUÇÕES

Passo 01 – Indique ao professor 03 profissões conforme os critérios abaixo:

Meu objetivo / Meu sonho:_________________________

Plano B (2º opção):________________________________

Admiro, mas não é meu objetivo:_____________________

Passo 02 – Aguarde o professor indicar uma das 03 opções acima para realização do MAPA MENTAL;

Passo 03 – Observe a seguir um mapa mental de referência (profissão: Inspetor de Equipamentos - uma na versão digital e outra na versão manuscrita), para que você possa executar o seu mapa mental com a  finalidade de refletir sobre a profissão e o caminho que se deve percorrer para exercer esta profissão.


Formato digital

Formato manuscrito

OBSERVAÇÕES

  1. Entregue em uma folha de sulfite;
  2. O conteúdo pode ser elaborado no formato digital ou manuscrito.


____________________________________


ATIVIDADE 08/1T - Sete Carreiras para quem gosta de Geografia.


2ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL


INSTRUÇÕES


Passo 01: Acesse o link a seguir: 7 carreiras para quem gosta de Geografia.👈

Passo 02: Separe uma folha para executar esta atividade;

Passo 03: Na folha, após você identificar seu nome, número, turma e data, liste as sete carreiras citadas no artigo;

Passo 04: Caso gostasse de Geografia e fosse atuar em uma destas sete áreas, qual você escolheria?

Passo 05: Pesquise e faça um texto no seu caderno (no mínimo com três parágrafos) sobre a área escolhida no passo 04.

Data de entrega: 23/04/2024.

Lembre-se de seguir as instruções e boa pesquisa!


____________________________


ATIVIDADE 07/1T - Elementos Causadores da Desigualdade Social.


1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE ABRIL

INSTRUÇÕES




____________________________


ATIVIDADE 06/1T - Visões americana e europeia 

sobre a África ainda são negligentes.


ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO

INSTRUÇÕES


Página 62 do livro Currículo em Ação


Link do texto e do áudio:
https://jornal.usp.br/atualidades/visao-americana-e-europeia-sobre-a-africa-ainda-e-negligente/

Conteúdo/ Sinopse do áudio: O continente africano é o 3° maior do mundo, sua superfície cobre mais de 20% da área do planeta. Com 54 países, 3 mil línguas nativas e 1,2 bilhão de habitantes, a África é extremamente complexa e diversa. Entretanto, dos 30 países mais pobres do mundo, pelo menos 21 são africanos. A professora de História da África da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, Leila Leite Hernandes, esclarece por que a região é tão simplificada e negligenciada quando vista pelos olhos da América e da Europa. Ela explica que até a divisão territorial desses 54 países teve grande influência europeia.

___________________________


ATIVIDADE 05/1T - Direção Geográfica - EUROPA

ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA

INSTRUÇÕES

Passo 01
- Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Faça a atividade no caderno, copiando as questões e respondendo;
Passo 03 - Utilize um mapa político do continente europeu. Sugestão de mapa AQUI👈

____________________________


ATIVIDADE 04/1T - Descontruindo Estereótipos sobre o Continente Africano

1ª ATIVIDADE DO PLANO DE ESTUDO DO MÊS DE MARÇO

INSTRUÇÕES



Página 59 do livro Currículo em Ação

Link do vídeo: 

Conteúdo/sinopse do vídeo: Nossas vidas, nossas culturas são compostas de muitas histórias sobrepostas. A escritora Chimamanda Adichie conta a história de como ela encontrou sua autêntica voz cultural - e adverte-nos que se ouvimos somente uma única história sobre uma outra pessoa ou país, corremos o risco de gerar grandes mal-entendidos.

Link do vídeo DUBLADO EM PORTUGUÊS:

Copie as questões no caderno e responda após assistir o vídeo.


____________________________


ATIVIDADE 03/1T - ROSA DOS VENTOS


Passo 01 - Siga as instruções da imagem abaixo;
Passo 02 - Aguarde novas instruções do professor para a inserção da legenda citada no item 05 das instruções.

Entrega / Visto no caderno: 18/03/24



____________________________


ATIVIDADE 02/1T - Desigualdade Educacional

INSTRUÇÕES

Passo 01 - Releiam o texto, o gráfico e as imagens;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;

Entrega / Visto no caderno / Correção: 04/03/2024 (aula presencial)



Para responder a primeira questão da lousa acima, consulte o mapa abaixo e observe as regiões solicitadas na base do gráfico. Se você prestou atenção na aula, não terá dificuldades. Se não for o caso, pesquise.



______________________________________

ATIVIDADE 01/1T - Para que serve a GEOGRAFIA?


INSTRUÇÕES

Passo 01 - Releiam o texto e assistam o vídeo novamente da nossa aula ONLINE, caso vocês julguem necessário;
Passo 02 - Copiem as questões da lousa abaixo no caderno de geografia e respondam;
Passo 03 - Ao finalizar a atividade no caderno, tire uma foto das questões respondidas e enviem no Classroom.
Prazo: até dia 23/02/24 (sexta-feira).


OBSERVAÇÃO IMPORTANTE

        Para melhorar a interação, navegação e experiência ao acessar o site GeoKratos em dispositivos móveis, sugerimos aos alunos que habilitem a "Ver versão para a web", localizada no final da tela do celular. Ao ativar essa função, o campo de pesquisa ficará disponível, facilitando a busca por conteúdo, e a navegação se tornará mais intuitiva e fácil. Consulte a imagem abaixo para visualizar como utilizar o site pelo celular.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.