segunda-feira, 15 de janeiro de 2024

A Origem dos Nomes dos Continentes e Oceanos

Atlas

Atlas Originário do grego, o termo “Atlas” era o nome de um titã que, castigado pelos deuses, carregava o mundo (ou o céu) sobre seus ombros. Posteriormente, passou a designar a coleção de mapas que registram a cartografia do planeta.

Oceano Atlântico

De acordo com Hérodoto, historiador e geógrafo grego do século V a.C., o nome “Atlântico” tem origem no povo dos Atlantes, que habitava  a região conhecida hoje como Marrocos, próximo ao monte Atlas.

Oceano Pacífico

Fernão de Magalhães, navegador português a serviço da Espanha, chamou o oceano de “Mar Pacífico” durante sua expedição que circunavegou o globo de 1519 a 1522. O nome “Pacífico” foi dado devido à calma e tranquilidade que Magalhães e sua tripulação experimentaram após atravessar as águas turbulentas do Estreito de Magalhães.

Oceano Índico

O nome “Índico” foi atribuído a esse oceano devido à sua proximidade com o subcontinente indiano.


América

A origem do nome do continente americano é geralmente associada ao italiano Américo Vespúcio, explorador e cartógrafo do século XV. Ele foi o primeiro a cartografar o “Novo Mundo”, que passou a ser chamado de “América”, derivado de “Americus”, a versão latina feminina do primeiro nome de Vespúcio.

Ásia

A palavra “Ásia” tem origens diversas. Uma delas é a palavra babilônica “asu”, que significa “sair” ou “subir”, possivelmente relacionada ao nascer do sol, já que o sol nasce a leste na perspectiva da Babilônia. Outra perspectiva é que o nome Ásia tenha vindo dos gregos, que o associaram às planícies de Éfeso, na Anatólia (parte asiática da Turquia), significando “nascer do sol”. Mais tarde, o termo abarcou todas as terras orientais do continente .

Europa

Na mitologia grega, Europa era uma princesa fenícia raptada por Zeus, que se transformou em um touro e a levou para a ilha de Creta. Deste encontro nasceria o Minotauro, que viria a habitar o famoso labirinto, onde devoraria os viajantes incautos. A origem do termo Europa é usualmente atribuída às palavras gregas eurys (largo) e ops (face), significando literalmente “face larga”.

África

O nome África tem origem latina, uma vez que os romanos designavam a região norte do continente como Africorum terra (Terra dos Afri, tribo berbere da região de Cartago, hoje Tunísia). No entanto, a origem do termo Afer é mais incerta e pode provir da palavra fenícia afar (pó), possivelmente em referência às areias do grande deserto do Saara.

Oceania

O termo Oceania provém do nome da divindade grega Oceanus, o grande “rio que rodeava a terra” conhecida pelos gregos. Da palavra oceano, derivou-se a designação Oceania.

Ártico

O nome Ártico foi atribuído a partir da constelação Ursa Maior (arktos = urso).

Antártico

O nome Antártico se deve à sua localização no Hemisfério Sul, significando estar oposto ao Ártico.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.