O Cáucaso é uma área geográfica que divide a parte ocidental da Europa e Ásia e possui esse nome por conta da cordilheira que corta boa parte dessa região.
A cordilheira pega desde a margens do Mar Negro até a Costa do Mar Cáspio. Nessa região vivem mais de 20 milhões de pessoas, divididos em três países, Geórgia, Armênia e Azerbaijão.
Vista panorâmica da encosta norte do monte Elbrus (5.642 metros de altitude), na cordilheira do Cáucaso, na Rússia. |
Além disso, algumas repúblicas da Rússia também fazem parte do Cáucaso; são elas:
- Chechênia
- Inguchétia
- Adiguésia
- Cabárdia-Balcária
- Carachai-Circássia
- Ossétia do Norte
- Krai de Krasnodar
- Krai de Stavropol
Como o Cáucaso fica localizado entre a Europa e a Ásia, ele acaba assumindo uma relevante posição estratégica econômica e politicamente, assim como possui enormes jazidas de petróleo.
Por conta disso, o Cáucaso se tornou uma região de conflitos e sucessivas transformações políticas e sociais por conta dos interesses de países vizinhos como o Irã, Turquia e Rússia, nações que interferem nos interesses locais.
Contudo, além dos fatores externos, a região conta com uma enorme diversidade, corroborando para o surgimento de conflitos. Afinal, o Cáucaso conta com pelo menos 100 etnias com seus próprios costumes e idiomas, resultando na maior diversidade linguística do planeta.
Contexto histórico do Cáucaso
O Cáucaso também proporciona o encontro de religiões cristã, muçulmana e budista, gerando conflitos religiosos na região, assim como o distanciamento desses povos.
A saber, na Antiguidade Clássica, diversas colônias gregas estavam instaladas na região. Mais tarde, outros povos buscaram tomar o controle da área, causando grande instabilidade social.
Por isso, o Cáucaso passou pelo domínio persa e bizantino, assim como no século VII o território que hoje compreende a Geórgia e Armênia acaba conquista pelos árabes.
Já no século XI os turcos vindos da Ásia Central se instalam na região vizinha da península da Anatólia e iniciam uma disputa ao longo de vários séculos.
Ademais, no século XIX a Rússia inicia uma expansão pelo Cáucaso, e posteriormente a União Soviética, começa a unificar diferentes povos locais sob a cultura russa.
Vale destacar que durante a Segunda Guerra Mundial, a região do Cáucaso foi alvo dos nazistas e por isso milhares de chechenos e inguches foram deportados para Sibéria. Os mesmos foram considerados colaboradores dos nazistas por Josef Stalin, líder soviético.
Por fim, com o final da URSS em 1991, inicia-se uma série de conflitos nacionalistas, envolvendo diversos povos da região, através de movimentos independentes em várias repúblicas da ex-URSS.
Fonte: Portal Notícias Concursos
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.