quinta-feira, 4 de janeiro de 2024

Comuna

        O termo "comuna" pode ter diferentes significados dependendo do contexto, mas, em geral, ele se refere a uma unidade administrativa ou uma forma de organização social. Aqui estão algumas definições comuns:

Administração Local: Em alguns países, especialmente na França, Itália e Chile, o termo "comuna" é usado para descrever uma subdivisão administrativa, equivalente a um município ou vila. É uma unidade local de governo.

Capital da  região da Lombardia, Milão é a segunda maior comuna italiana.

Comunidade Intencional: Em alguns contextos, uma comuna pode se referir a uma comunidade intencional, onde um grupo de pessoas vive e trabalha em conjunto, compartilhando recursos e responsabilidades de forma cooperativa. Essas comunidades podem ter objetivos comuns, como sustentabilidade ambiental, práticas agrícolas específicas, ou simplesmente uma abordagem coletiva da vida.

kibutz é uma forma particular de comuna que tem raízes no movimento sionista
em Israel e destaca características específicas, como propriedade coletiva e
cooperação em atividades diárias. Os kibutzim foram estabelecidos no início
do século XX visando não apenas criar assentamentos judaicos em terras
historicamente judaicas, mas também construir uma sociedade socialista
e coletivista. Os membros de um kibutz trabalham juntos para cultivar a terra,
gerenciar empresas coletivas e compartilhar os recursos de forma equitativa.


Marxismo: No contexto do marxismo, o termo "comuna" foi historicamente associado à Comuna de Paris, um governo municipal que existiu brevemente em 1871. A Comuna de Paris é vista como um exemplo de auto-organização proletária, embora tenha sido suprimida pela repressão militar.

Uma barricada na Rua Voltaire, após sua captura pelo
exército regular durante a Semana Sangrenta.

        Foi uma das mais importantes insurreições populares do século XIX. A capital francesa foi evacuada assim que as massas populares a tomaram. Esse evento foi resultado de diversos fatores específicos do período: a crise nacional do regime bonapartista, que começava a declinar; o abalo provindo da Guerra Franco-Prussiana; e, principalmente, a ascensão da ideologia e do desenvolvimento político de ideais socialistas entre o proletariado europeu, expressos pela expansão da Associação Internacional dos Trabalhadores (AIT).

        Portanto, o significado preciso de "comuna" dependerá do contexto em que o termo é utilizado, seja como uma divisão administrativa local, uma comunidade intencional ou uma referência histórica no âmbito do marxismo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.