A siesta é um sono tradicional durante o dia na Espanha (chamada de sesta em galego e siesta em castelhano), e essa prática também se estendeu a muitos países latino-americanos por influência espanhola. Essa prática envolve dormir no meio do dia para descansar um pouco, preferencialmente após o almoço. Os espanhóis costumam almoçar mais tarde do que estamos acostumados no Brasil.
A palavra siesta vem do latim “sexta”. Durante o Império Romano, os cidadãos romanos costumavam descansar na sexta hora, dividindo o dia em 12 horas de luz. Na Espanha, esse período está entre as 13:00 (no inverno) e 15:00 (no verão).
Alguns registros de La Sesta na Espanha. |
A siesta não é tão popular nas grandes cidades da Espanha como se imagina. A maior parte do comércio continua fechando por duas horas no meio da tarde, mas as pessoas aproveitam esse tempo para almoçar e realizar outras atividades, não necessariamente para descansar.
Nas pequenas cidades chamadas pueblos, onde vivem poucas pessoas, é mais fácil identificar a tradição da siesta.
Pesquisas indicam que cochilar entre 10 a 40 minutos após o almoço traz benefícios para a saúde. Esse tempo é suficiente para revigorar o cérebro, aumentar a concentração e dar mais energia ao corpo. Portanto, não é apenas um cochilo, mas uma estratégia de organização que contribui para o desempenho escolar e o bem-estar geral.
A tradição da siesta, embora tenha origem na Espanha, também influenciou muitos países latino-americanos devido a forte herança cultural espanhola, especialmente em áreas rurais e climas quentes, onde é comum as pessoas tirarem uma soneca após o almoço. Alguns países latino-americanos onde ainda notamos essa tradição são: México, Argentina, Chile, Peru e Uruguai (entre outros).
Em resumo, a tradição da siesta se espalhou para várias nações latino-americanas, adaptando-se às suas próprias realidades climáticas e culturais.
Assista ao vídeo a seguir, no qual um brasileiro que vive na Espanha explica como funciona a SIESTA e ainda compartilha outras curiosidades, demonstrando que a organização social de cada país pode ser muito diferente da nossa.
Abaixo, veja no link, uma reportagem sobre o fim da SIESTA proposta pelo primeiro ministro da Espanha:
Ao abrir o link a seguir, utilize a opção da plataforma "TRADUZIR PARA O PORTUGUÊS"
Enquanto isso, no Japão...
Você sabe o que é o INEMURI ???
É uma prática muito valorizado no Japão. É o costume que significa "dormir enquanto está presente". Isso ocorre em locais públicos, como trens ou escritórios, onde as pessoas tiram cochilos curtos para recarregar as energias.
Desta forma cochilar no escritório e trens é comum e socialmente aceito. Na verdade, muitas vezes é visto como um sinal de diligência ao trabalho ou estudo (diligência: zelo, cuidado e aplicação na realização de algo), indicando que “a pessoa é tão dedicada ao seu trabalho que trabalhou até a exaustão”.
Veja mais sobre "INEMURI , a arte japonesa de dormir no trabalho", no link abaixo:
Ao abrir o link a seguir, utilize a opção da plataforma "TRADUZIR PARA O PORTUGUÊS"