quinta-feira, 21 de março de 2024

As Revoluções Industriais

                As Revoluções Industriais (1ª, 2ª e 3ª) foram períodos de grandes transformações econômicas, sociais e tecnológicas. Começa na Inglaterra na segunda metade do século XVIII e se espalha por outras partes do mundo ao longo dos séculos XIX e XX. Esse processo continua até os dia atuais.


        Comumente, esse momento histórico é tratado e denominado como REVOLUÇÃO INDUSTRIAL (no singular) e geralmente divididas em três fases principais:

Primeira Revolução Industrial: Iniciou-se na Inglaterra no século XVIII, entre 1750 e 1850. Caracterizou-se pela transição da manufatura para o sistema fabril, impulsionada por invenções como a máquina de fiar, o tear mecânico e a máquina a vapor. Isso levou à mecanização dos processos, e à expansão das indústrias têxteis, metalúrgica e siderúrgica, bem como dos transportes, acompanhada pela urbanização e pelo crescimento das cidades;

Teares mecânicos para fiação de algodão em uma
fábrica de tecido em Lancashire, Inglaterra, 1835.
Coleção Everett.

Segunda Revolução Industrial: Começou em meados do século XIX e estendeu-se até 1950. Marcada pela consolidação do progresso científico e tecnológico, destacou-se pela invenção da lâmpada incandescente, avanços na comunicação com o telégrafo e o telefone, e inovações na medicina e química, como antibióticos e vacinas. Com a eletricidade, o motor de combustão interna e as linhas de montagem revolucionou-se a produção em massa e o transporte (aprimoramento do automóvel e do avião). Nesta fase ficam fortalecidos o capitalismo industrial, o crescimento das corporações e a expansão do comércio global;

Trabalhadores da linha de montagem na fábrica da Ford Motor Company em Dearborn,
Michigan, por volta de 1928. Esse processo ficaria conhecido como Fordismo.

Terceira Revolução Industrial: Também conhecida como Revolução Técnico-Científica ou Revolução da Informação, começou após o término da Segunda Guerra Mundial e continua até os dias atuais. Caracteriza-se pela automação, pelo uso intensivo de computadores e pela aplicação de tecnologias avançadas em todos os aspectos da vida humana. A globalização da economia, os avanços na comunicação e a crescente preocupação com questões ambientais, sustentabilidade e investimento em novas fontes de energia (alternativas, sustentáveis e limpas). são aspectos centrais desta fase, que continua a moldar o mundo contemporâneo.

Fábrica robotizada de automóveis da Valmet em Uusikaupunki, Finlândia.

            Essas fases refletem o avanço tecnológico e as mudanças sociais e econômicas que transformaram a produção industrial e a sociedade ao longo dos séculos. As Revoluções Industriais, ao mesmo tempo em que ampliaram o acesso da população a produtos essenciais e supérfluos, também exerceram um impacto significativo sobre o meio ambiente e intensificaram as disparidades socioeconômicas entre nações industrializadas e aquelas em desenvolvimento.

A poluição industrial é um tema caro para nossa civilização. Um desafio em nosso tempo.


Saiba mais sobre o assunto através dos mapas mentais:  CLICK AQUI👈


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.