Aurora boreal: Finlândia |
Uma aurora é um fenômeno natural de luzes coloridas que ocorre nos céus noturnos de regiões polares, como os polos norte e sul da Terra. Essas luzes são chamadas de "aurora boreal" no hemisfério norte e "aurora austral" no hemisfério sul.
As auroras são causadas pela interação entre partículas carregadas eletricamente, geralmente prótons e elétrons, vindas do vento solar e o campo magnético da Terra. Quando essas partículas colidem com os átomos e moléculas na atmosfera terrestre, ocorrem reações que produzem luzes visíveis.
O Cinturão de Van Allen é uma região de intensa atividade de partículas carregadas, principalmente prótons e elétrons, que são capturadas e mantidas pelo campo magnético da Terra. |
Campo magnético da Terra é formado principalmente pelo movimento convectivo do ferro líquido no núcleo externo do planeta, através do processo de dínamo. |
Os principais elementos envolvidos na formação das auroras são:
- Vento Solar: Constantemente, o Sol libera uma corrente de partículas carregadas, chamada de vento solar, em todas as direções do espaço, principalmente durante as erupções solares da classe "E" (veja o vídeo no final do texto para entender os tipos de erupções);
- Campo Magnético da Terra: O campo magnético da Terra desvia essas partículas carregadas, fazendo com que elas se dirijam para os polos.
- Atmosfera Terrestre: Quando as partículas carregadas do vento solar entram em contato com a atmosfera terrestre, especialmente em altitudes elevadas, elas colidem com átomos e moléculas de gases, como o oxigênio e o nitrogênio. Essas colisões excitam os átomos e moléculas, fazendo com que eles emitam luz visível.
As camadas que formam a atmosfera. |
As auroras geralmente aparecem como cortinas, arcos ou faixas de luzes coloridas que se movem no céu em tons de verde, rosa, vermelho, roxo e até mesmo azul. A intensidade e a cor das auroras dependem da altitude em que as colisões ocorrem, do tipo de partículas envolvidas e das características do campo magnético local.
As auroras são um espetáculo magnífico e são frequentemente observadas como uma atração turística nas regiões polares. Elas também desempenham um papel importante na pesquisa científica, pois ajudam os cientistas a estudar a interação entre o Sol, a Terra e sua atmosfera.
SAIBA MAIS SOBRE O ASSUNTO NO VÍDEO A SEGUIR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.