O controverso mapa chinês de 1418. |
Em 2006, um mapa emergiu e abalou a comunidade acadêmica, sugerindo uma reviravolta histórica: os verdadeiros descobridores da América seriam os chineses. A peça, uma reprodução de 1763 baseada em um original do século XV (precisamente de 1418), é atribuída ao renomado almirante chinês Zheng He, já conhecido por suas teorias prévias sobre a descoberta chinesa da América durante a dinastia Ming.
Zheng He navegou pelos mares de 1405 a 1418, e suas jornadas foram meticulosamente registradas no livro “As Maravilhosas Visões da Frota Estelar”, publicado na China por volta de 1418.
O mapa contém descrições dos povos da costa oeste americana, mencionando que “a pele desta etnia é vermelho-escura, e adornam-se com penas na cabeça e nos quadris”, e dos australianos, dizendo que “a pele dos aborígenes é negra. Vivem nus e portam adornos ósseos na cintura”.
Especialistas em cartografia defendem a autenticidade do mapa, apontando para informações que coincidem com outros documentos náuticos da mesma época. No entanto, alguns historiadores contestam sua legitimidade, argumentando que Zheng He nunca ultrapassou a costa africana em suas expedições.
Apesar das dúvidas sobre sua autenticidade, este mapa antigo continua sendo um artefato significativo no debate contínuo sobre quem realmente descobriu o continente americano.
Fontes:
- "Mapa reforça teoria de que chinês se antecipou a Colombo".
- "Chinese Columbus" Map Likely Fake, Experts Say. National Geographic News.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.