terça-feira, 12 de março de 2024

Os maiores do Universo até o momento!

        Um dos maiores buracos negros supermassivos encontrados, fica no coração da galáxia Holmberg 15A, que está a 700 milhões de anos-luz da Terra. Esse monstro supera 40 bilhões vezes o nosso Sol em massa.

O buraco negro da galáxia elíptica de Holmberg 15A (Holm 15A).
        
    No entanto, o maior buraco negro já identificado possui uma massa aproximadamente 66 bilhões de vezes maior que a do nosso Sol e um brilho 140 trilhões de vezes superior ao do Sol. Esse impressionante objeto é conhecido como buraco negro ultramassivo TON 618 e está situado na constelação de Canes Venatici, a uma distância colossal de 10,4 bilhões de anos-luz do nosso sistema solar.



        A estrela UY Scuti é uma gigante vermelha e é considerada a maior estrela conhecida em termos de volume (5 bilhões de vezes ao do Sol). Se fosse colocada no lugar do nosso Sol, UY Scuti se estenderia além da órbita de Júpiter! Ela está localizada na constelação de Scutum, próximo ao centro da Via Láctea, a cerca de 9.500 anos-luz da Terra.

Estrela UY Scuti
       
Cientistas apontam que a UY Scuti possui um raio de 1.780 raios solares.


         A galáxia IC 1101 é a maior que temos conhecimento até o momento. Ela está situada a mais de 1,04 bilhão de anos-luz da Terra. IC 1101 tem um diâmetro de 400 a 550 mil anos-luz e é povoada por 100 trilhões de estrelas ricas em metal. Além disso, ela abriga um grande buraco negro em seu centro tal como na nossa Via Láctea. Em termos de comparação nossa galáxia (Via Láctea) tem um diâmetro de 100 a 150 mil anos-luz.

Galáxia IC 1101



Fonte:
https://www.maioresemelhores.com/maiores-estrelas-do-universo/




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.