quarta-feira, 27 de março de 2024

Raios Cósmicos

A Terra é bombardeada frequentemente pelos raios cómicos (radiação cósmica) oriundos
de supernovas e de eventos próximos a buracos negros.

            Raios cósmicos são como “partículas superenergéticas” que vêm do espaço sideral e atingem a Terra. Eles são como “raios” que viajam pelo Universo. Alguns deles têm tanta energia que podem atravessar até mesmo coisas muito grossas, como paredes de chumbo!
        Cerca de 90% de todas as partículas do raio cósmicos a são prótons, 9% são partículas alfa (núcleos do átomo de hélio), 1% são elétrons e cerca de 0,25% são elementos mais pesados, como átomos de lítio, berílio e boro.

Nossa atmosfera e o campo magnético da Terra atenuam os efeitos da radiação cósmica.

            Esses raios cósmicos são importantes porque nos ajudam a entender como o Universo funciona. Eles também podem afetar os seres vivos, como nós, causando mutações em nosso código genético.
            Os cientistas ainda estão estudando de onde exatamente esses raios cósmicos vêm. Alguns deles podem ser produzidos por supernovas, que são explosões gigantes de estrelas no fim de suas vidas. Outros podem vir de buracos negros, que são regiões do espaço com uma gravidade extremamente forte. Além disso, o nosso próprio Sol também pode emitir raios cósmicos.

Ilustração de uma supernova direcionando a sua energia (raio cósmico) à Terra.

            Felizmente a atmosfera e o nosso campo magnético da Terra nos protegem de boa parte desses raios cósmicos. Eles agem como um escudo, desviando essas partículas para longe de nós. Isso é muito importante para a nossa segurança!
            Então, quando olhar para o céu à noite, lembre-se de que há muitas coisas acontecendo lá em cima, incluindo esses raios cósmicos misteriosos formadas por partículas superpoderosas vindas do espaço!

                O vídeo abaixo ajudará a esclarecer mais.



Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.