Tiangong, que significa “Palácio Celestial” em chinês, é o nome da estação espacial chinesa. Oficialmente chamada de Estação Espacial Tiangong, ela foi construída pela China e operada pela agência espacial chinesa denominada Administração Espacial Nacional da China (CNSA).
A CNSA é responsável pelo programa espacial da China e tem trabalhado em várias missões, incluindo o lançamento da Estação Espacial Tiangong, as missões lunares e marcianas e a exploração do espaço profundo. Esta agência é uma parte fundamental dos esforços da China para se tornar uma potência espacial reconhecida internacionalmente.
A estação espacial chinesa, também conhecida como Grande Estação Modular Chinesa, está em órbita terrestre baixa, localizada entre 340 e 450 km acima da superfície da Terra. Veja os detalhes desta conquista chinesa a seguir:
Origem e Construção:
A construção da Estação Espacial Tiangong é a terceira fase do programa Tiangong. Ela foi desenvolvida com base na experiência adquirida com as missões anteriores, Tiangong 1 e Tiangong 2.
Módulos:
A estação é composta por módulos que desempenham funções específicas. Os principais módulos incluem:
- Tianhe (CCM): Lançado em 29 de abril de 2021, é o módulo central que representa o centro de comando e a área dos taikonautas.
- Wentian (LCM): Lançado em 24 de julho de 2022, é o primeiro módulo laboratorial da Tiangong, focando em pesquisas relacionadas às ciências da vida.
- Mengtian (LCM): Lançado em 31 de outubro de 2022, é o segundo módulo laboratorial, realizando experimentos com microgravidade e outras áreas científicas.
A China espera que a pesquisa realizada na estação aperfeiçoe a habilidade de conduzir experimentos científicos no espaço, com duração e capacidade de pesquisas além dos laboratórios espaciais chineses anteriores.
Comparação com Outras Estações Espaciais:
A Estação Espacial Tiangong tem cerca de um quinto da massa da Estação Espacial Internacional (ISS). É aproximadamente igual à da antiga estação espacial MIR.
Operações e Controle:
As operações da Tiangong são controladas a partir do Centro de Controle de Missão de Pequim.
No vídeo abaixo, veja como funciona a Estação Espacial Chinesa:
VEJA TAMBÉM...
Tag: taikonauta - marte - lua
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.