terça-feira, 9 de abril de 2024

O Campo Magnético da Terra

            O campo magnético da Terra, ou campo geomagnético com a formação dos polos magnéticos Norte e Sul, é gerado no interior da própria Terra.

A estrutura da Terra e de sua atmosfera
(1) núcleo interno, (2) núcleo externo, (3) manto, (4) astenosfera,
(5) litosfera/manto superior, (6) litosfera/crosta,
(7) troposfera, estratosfera, mesosfera e (8) termosfera

A estrutura da Terra e de sua atmosfera
(1) núcleo interno, (2) núcleo externo, (3) manto, (4) crosta terrestre/superfície

            O núcleo do nosso planeta tem tamanho equivalente ao da Lua e é tão quente quanto a superfície do Sol (6.000ºC). Na fronteira entre ele e o manto há uma intensa troca de calor fazendo com que o material quente suba criando correntes de convecção. Esse processo, combinado com a rotação da Terra, produz um fluxo de material quente em espiral. Nesse fluxo, as correntes elétricas geram um campo magnético que as intensifica, alimentando-se recursivamente. O campo magnético cresce tanto que podemos medi-lo na superfície e, neste processo, o níquel é crucial pois possui elétrons que se dispersam com mais facilidade que os do ferro.
            Acredita-se que, na parte líquida do núcleo, opere uma espécie de dínamo convectivo, conhecido como geodínamo.



            Esse mecanismo pode ser visualizado como um imã que tem seu polo negativo próximo do polo norte geográfico da Terra. Como contrários se atraem, se olharmos a extremidade "norte" (polo positivo) da agulha de uma bússola, veremos que ela aponta nessa mesma direção próxima ao polo norte geográfico terrestre, seguindo a linha do campo magnético.
            
        No breve vídeo abaixo, podemos entender a movimentação das correntes convectivas no interior da Terra. Essas correntes, além de auxiliarem na criação do campo magnético do planeta, também estão relacionadas ao tectonismo, terremotos e ao vulcanismo.



EFEITOS DO GEOMAGNETISMO

            O campo magnético afeta o clima, a tectônica, a gravidade e até a rotação do nosso planeta. No entanto, ele tem uma função importante que é a de desviar a radiação* solar da superfície terrestre. Esta proteção contra os raios solares nos poupa de emissões do Sol, como os perigosos prótons de alta energia e a radiação eletromagnética*, principalmente os raios-x*.
             O efeito do geomagnetismo relacionado aos seres vivos é a magnetorecepção*, que muitas espécies de animais usam durante as migrações, especialmente as aves. São muitos os exemplos. É o caso das tartarugas e dos animais marinhos, que usam o geomagnetismo para ajustar a direção em que nadam.

________________________

*Radiação: energia que se move na forma de partículas ou ondas, como o calor, a luz, as ondas de rádio e as micro-ondas.
*Radiação eletromagnética: radiação que viaja através do espaço vazio na velocidade da luz e se propaga pela interação de campos elétricos e magnéticos oscilantes.
*Raios-X: radiação ionizante de comprimento de onda extremamente curto e de alta frequência. Ao passar por tecidos vivos, podem causar alterações bioquímicas prejudiciais.
*Magnetorecepção: conjunto de mecanismos e estruturas pelas quais os organismos podem detectar campos magnéticos naturais e usá-los para fins biologicamente relevantes.
________________________
          

A migração de certas aves é orientada pelo geomagnetismo.

VEJA AO VÍDEO A SEGUIR SOBRE
O CAMPO MAGNÉTICO DA TERRA E SUAS INFLUÊNCIAS.
👇




Fonte:
https://www.notasgeo.com.br/2018/02/nao-fique-desnorteado-com-troca-dos.html












Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.