terça-feira, 16 de abril de 2024

O Cinturão de Órion

As Três Marias
  
            O Cinturão de Órion, também conhecido como Três Marias ou Três Reis, é um asterismo* formado por três estrelas que fazem parte da constelação de Órion, o caçador. Essas estrelas são facilmente identificáveis no céu pelo brilho e por estarem alinhadas. Elas são conhecidas pelos nomes árabes:
  1. Mintaka: Significa “o cinto”.
  2. Alnilam: Significa “a pérola”.
  3. Alnitak: Significa “a corda”.



            Essas estrelas formam o cinturão de Órion e têm grande importância como ponto de referência para localizar outras estrelas e constelações. A constelação de Órion tem a forma de um quadrilátero, com as Três Marias no centro. Além disso, na mitologia grega, Órion foi colocado nas estrelas após ser morto acidentalmente por sua amada. As Três Marias também têm significados em outras culturas, como representar as mulheres que visitaram o túmulo de Jesus na ressurreição e os Três Reis Magos a caminho de Belém.

Representações artísticas da constelação destacando o Órion, o caçador grego.


SAIBA MAIS SOBRE AS TRÊS MARIAS NO VÍDEO ABAIXO:
👇



Quem foi Órion, o Caçador e Herói da Mitologia Grega?
Veja no link abaixo:

RESUMO
👇


*ASTERISMO é um padrão reconhecível de estrelas no céu noturno da Terra. Esses padrões podem fazer parte de uma constelação oficial ou ser compostos por estrelas de mais de uma constelação. Embora os asterismos sejam visíveis na mesma direção geral, as estrelas que os compõem não são fisicamente relacionadas e estão a distâncias significativamente diferentes da Terra. Esses padrões simples e facilmente identificáveis são úteis para quem está aprendendo a se familiarizar com o céu noturno. Antes do aparecimento da civilização, agrupar estrelas para formar figuras era comum, e culturas diferentes definiam constelações diferentes. Historicamente, não havia diferença entre uma constelação e um asterismo, mas em 1930, a União Astronômica Internacional (UAI) dividiu o céu em 88 constelações oficiais com fronteiras precisas. Qualquer outro grupo é considerado um asterismo.


Fonte:
https://www.siteastronomia.com
https://www.ufmg.br/espacodoconhecimento
https://www.espacotempo.com.br

Tema sugerido por João Vitor Ribeiro 8A - 2024


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.