Os povos indígenas do Brasil estão presentes em todo o território nacional, tanto em áreas urbanas quanto rurais. No entanto, a maior concentração de população indígena ocorre na região Norte, que abriga cerca de 44,48% do total de indígenas do país. Além disso, é importante destacar algumas das principais etnias e suas localizações:
- Guarani: Originários do tronco da família linguística tupi, os guaranis habitam diversos estados do Brasil e estão divididos em três grupos: kaiowá, mbya e ñadevaesse.
- Ticuna: Pertencente à família linguística ticuna, os ticunas estão localizados na Amazônia, sobretudo às margens do rio Solimões. Eles são considerados o maior grupo indígena que vive na região.
- Caingangue: Provenientes do tronco da família linguística macro-jê, os caingangues se concentram em quatro estados do Brasil: São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.
- Macuxi: Da família linguística Karib, os macuxis encontram-se, na maioria, no estado de Roraima, vivendo majoritariamente em aldeias e pequenas habitações isoladas pelo estado.
- Guajajara: Oriundos do tronco tupi, os guajajaras existentes moram no estado do Maranhão.
- Terena: Da família linguística aruak, encontram-se nos estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e São Paulo.
- Yanomami: Da família linguística yanomami, esse grupo habita os estados do Amazonas e Roraima.
- Xavante: Originários do tronco da família linguística macro-jê, os xavantes estão concentrados em reservas indígenas no estado do Mato Grosso.
- Potiguara: Pertencem ao tronco da família linguística tupi e estão concentrados nos estados da Paraíba, Ceará, Pernambuco e Rio Grande do Norte.
- Pataxó: Da família linguística pataxó, esse grupo encontra-se nos estados da Bahia e Minas Gerais.
De acordo com os novos dados do Censo Demográfico 2022, o Brasil tem 1,7 milhão de pessoas indígenas, o que representa 0,83% da população total do país. Esse número foi 89% maior do que o observado no Censo de 2010. A metodologia de contagem foi ampliada para incluir mais indígenas no país, contando com a participação das próprias lideranças das comunidades no processo de coleta de dados e considerando outras localidades indígenas além das terras oficialmente delimitadas.
No Estado de São Paulo, existem diversos povos indígenas que habitam terras indígenas e áreas urbanas. De acordo com o Censo 2010, a população indígena no estado é composta por 41.794 pessoas vivendo em Terras Indígenas e em áreas urbanas. Além disso, dados da Secretaria de Saúde Indígena (SESAI) apontam que 4.960 indivíduos vivem em terras indígenas distribuídas pelo litoral sul e norte, Vale do Ribeira, região metropolitana de São Paulo e pelo oeste do Estado.
Veja a seguir uma apresentação de SLIDES sobre o assunto:
Veja também:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.