Um quasar é um objeto celeste longínquo e extremamente energizado que pode ser visto como era o Universo há 10 bilhões de anos atrás. Esses misteriosos corpos celestes foram descobertos por volta da década de 1950 e são alvos de grande interesse, pois nos ajudam a entender como era o Universo no início de sua existência.
Na época da descoberta, os astrônomos detectaram objetos celestes que eram potentes fontes de emissão de rádio. Esses astros recém-descobertos tinham uma aparência semelhante a estrelas de fraco brilho e foram chamados de “quasi-stellar radio source” (fonte de rádio quase estelar), daí o nome “quasar”.
QUASAR |
Embora um quasar não seja uma estrela, sua dimensão é maior do que a de uma estrela, mas menor do que a de uma galáxia. No entanto, um quasar emite várias centenas de vezes mais luz do que uma galáxia. Acredita-se que um quasar seja uma região dentro de uma galáxia onde existe um buraco negro extremamente massivo energizado pelo seu disco de acreção*.
Além disso, os quasares são objetos muito distantes de nós. Se observarmos um quasar a 10 mil milhões de anos-luz de distância, estamos vendo como ele era há 10 mil milhões de anos atrás, quando o Universo era muito mais jovem. Essa característica torna os quasares corpos celestes fascinantes, pois nos permitem conhecer um pouco sobre os primórdios do Universo.
*ACREÇÃO: processo mediante o qual a gravidade provoca a acumulação de matéria em torno de um astro.
Assista ao vídeo a seguir para saber mais sobre o QUASAR
👇
Fonte:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.