Começando pelo capitalismo, que é um sistema econômico baseado na propriedade privada dos meios de produção, como fábricas, terras e recursos naturais, onde a produção de bens e serviços é conduzida por empresas privadas, que visam ao lucro e competem no mercado.
No capitalismo, as decisões sobre o que produzir, como produzir e para quem vender são principalmente determinadas pelo mercado e pela oferta e demanda. Isso significa que os preços dos bens e serviços são influenciados pela interação entre compradores e vendedores.
Além disso, no capitalismo, há uma ênfase na iniciativa individual e na liberdade de escolha sem uma visão clara do bem comum em prol a coletividade, ou seja, sem uma visão estratégica de um estado-nação que busca em primeiro lugar o bem estar social igualitário (sem desigualdade social) a todos os cidadãos.
Portanto, o capitalismo é um modelo econômico baseado:
- a propriedade privada;
- no mercado regulado pela relação oferta-demanda;
- na produção de riqueza orientada pelo lucro e pela acumulação para uma pequena parcela privilegiada da população.
O socialismo é um modelo econômico baseado:
- na propriedade coletiva;
- no Estado forte que recebe da sociedade a procuração para gerir o processo de produção de riqueza e distribuí-la de maneira igualitária entre os membros da sociedade.
Na vertente utópica (socialismo utópico), o socialismo seria um reformador do capitalismo que o regulasse e o equalizasse de modo a diminuir as desigualdades sociais. Na vertente revolucionária (socialismo científico, marxista), o socialismo seria um caminho de transição do capitalismo para o comunismo, operando politicamente para modificar as bases econômicas da sociedade.
A rigor não existe mercado totalmente livre de regulação. O capitalismo e os Estados nacionais emergiram juntos, e os governos são os fiadores desse modelo econômico, garantindo a propriedade privada e atuando com mais força em momentos de crise. Em princípio não existe ou existiu sociedade socialista plenamente compatível com o ideário utópico ou marxista. As experiências concretas baseadas nas ideias comunistas desembocaram em ditaduras de Estados totalitários.
Adam Smith x Karl Marx 👉 AQUI 👈 |
Por outro lado, o socialismo democrático, ou social democracia, foi promovido com êxito em democracias representativas, especialmente nos países nórdicos, sob propostas de:
- serviços públicos de saúde, educação e segurança gratuitos;
- operariado protegido por leis trabalhistas;
- capitalismo competitivo, porém fiscalizado pelo sistema de Justiça e agências reguladoras.
VÍDEO RESUMO ESCLARECEDOR
CAPITALISMO - SOCIALISMO - COMUNISMO
👇
COMPLEMENTO
Direita x Esquerda |
Historicamente falando, a ideia de direita e esquerda na política nasceu durante a Revolução Francesa, entre os anos de 1789 e 1799. Na época, os extremistas jacobinos, que representavam a parcela da sociedade menos rica (naquele tempo chamada burguesia), se sentavam nos assentos do lado esquerdo do salão da Assembleia Nacional Constituinte. Por outro lado, os girondinos, considerados mais moderados e conciliadores, ocupavam o lado direito. Essa divisão física no parlamento francês deu origem à nomenclatura política que categoriza os posicionamentos políticos no interior dos sistemas políticos contemporâneos.
Fonte:
https://www.politize.com.br/esquerda-e-direita-historia-teoria/
https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/almanaque/historia-de-onde-vem-direita-e-esquerda.phtml
https://www.descubraonline.com/eleicoes/direita-centro-e-esquerda-entenda-o-que-define-cada-ideologia-politica/
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.