sexta-feira, 3 de maio de 2024

Diáspora

            Diáspora é um substantivo feminino com origem no termo grego “diasporá”, que significa dispersão de povos, por motivos políticos ou religiosos. Esse conceito surgiu pela primeira vez graças à dispersão dos judeus no mundo antigo, principalmente depois do exílio babilônico, dispersão que continuou a ocorrer ao longo dos séculos e que se verifica até hoje. Apesar da sua origem, o termo diáspora não é usado exclusivamente no caso dos judeus e serve para descrever qualquer comunidade étnica ou religiosa que vive dispersa ou fora do seu lugar de origem.

Diáspora Judaica
  • Diz respeito ao conjunto de comunidades judaicas que vivem fora da Palestina por razões de ordem política (deportações) e, sobretudo, comerciais;
  • A principal origem da diáspora judaica está no Cativeiro da Babilônia, pois, apesar da liberdade concedida por Ciro II para regressarem à Palestina, a maior parte dos judeus preferiu permanecer na Babilônia. A partir daí, eles se dispersaram por outros países, de tal modo que passou a haver mais judeus fora do que dentro da Palestina.
Diáspora judaica.

Diáspora Africana 
  • A diáspora africana, também conhecida como Diáspora Negra, consistiu no fenômeno histórico e sociocultural que ocorreu principalmente devido à escravidão, quando indivíduos africanos eram forçosamente transportados para outros países para trabalharem.
Consulte um segundo mapa sobre este tema AQUI👈

Diáspora Chinesa
  • No caso da diáspora chinesa, os chineses se espalharam pelo mundo principalmente por motivos comerciais, adaptando-se e construindo negócios em vários países.        


          A diáspora é um fenômeno complexo que moldou a história e a cultura de muitos povos ao longo do tempo.




Fonte:
https://www.soescola.com/glossario/diaspora-o-que-e-significado
https://www.significados.com.br/diaspora/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.