sábado, 11 de maio de 2024

Rio ou Lago Guaíba? E a enchente de 2024...

Entenda o que é o Guaíba, que transbordou e agravou as enchentes no Rio Grande do Sul.

            As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril deixaram mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados. Em Porto Alegre, as águas do Guaíba invadiram o centro e inundaram a rodoviária e o aeroporto Salgado Filho.

Centro de Porto Alegre na primeira semana de maio de 2024.

Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre na primeira semana de maio de 2024.

RIO OU LAGO?

            Para a prefeitura de Porto Alegre, o Guaíba é tratado como um lago. Tem gente que diz que é um rio e tem até quem fale em laguna ou estuário. Ainda assim, há uma discussão que perdura há tempos e que parece não ter uma resposta definitiva: o que é o Guaíba? 
            O que podemos afirma, laguna e estuário podem ser descartados já que, para ser classificado dessa forma, teria que ter alguma ligação direta com o mar.
            O Guaíba desagua na chamada Lagoa dos Patos e tem um comportamento dual, já que apresenta características de lago nas suas margens, e de rio mais no seu meio.
            Nas margens, ele funciona como um lago. Ele tem a vegetação, o tipo de profundidade como se fosse um lago. O escoamento é bidimensional, ou seja, não tem uma direção preferencial e é de baixa profundidade.
            Ele tem, no meio dele, um canal. Não é incomum um lago ter uma parte com um escoamento.             Mas, nesse caso, ele está escoando um rio muito grande, que é o Jacuí. E esse canal mais profundo tem correnteza. Lago não tem correnteza.
            Pode ser dizer que o Guaíba é um lago onde passa um rio de grandes proporções no meio (rio Jacuí) . Ou um rio que tem as margens como um lago.

A geografia da região é essencial para entender a enchente.

E por que o Guaíba encheu tanto?
  • A explicação não tem relação com ser rio ou lago. É algo que pode acontecer com qualquer outro corpo hídrico: ele recebeu uma carga muito grande de água  em uma velocidade da subida da água com as chuvas muito rápida;
  • Por causa das mudanças climáticas (alterações nos padrões do Efeito Estufa), causada pelas ações antrópicas (emissões de gases potenciadores do Efeito Estufa) a tendência, para o sul do país, é de aumento de chuvas;
  • O El Niño, que esta atuando em 2024 e que provoca aumentos nas precipitações no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul.
E por que a cidade de Porto Alegre foi tão afetada?
  • Permissão de ocupação residencial e comercial pela prefeitura em áreas próximas ao rio/lago Guaíba, consideradas pela estudos ambientais como área de preservação necessária para manutenção do meio ambiente;
  • Esta permissividade provocou o desmatamento da mata ciliar, a impermeabilização do solo através da pavimentação e em vários casos, o aterramento em direção ao Guaíba (aumento da margem);
  • Sem as barreiras naturais citadas acima e a aproximação da urbanização junto as águas do Guaíba, foi facilitado a rápida invasão das águas;
  • Sistema de comportas e de bombas de drenagens sem manutenção. Porto Alegre possui um sistema eficiente para minimizar e até mesmo evitar enchentes. Infelizmente o sistema foi negligenciado pela prefeitura nos últimos anos. O sistema falhou e ficou inoperante.

Texto adaptado da reportagem de Sarah Resende — São Paulo em 07/05/2024 - Portal G1

VEJA UM VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE O ASSUNTO NO LINK ABAIXO:

👇



VEJA  TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO COM A SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS

DAS ENCHENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2024 

👇

O VÍDEO ABAIXO EXPLICA AS CAUSAS 

DAS ENCHENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2024 

👇









Tema sugerido por João Victor Santos 6B - 2024

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.