As chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde o fim de abril deixaram mortos, feridos, desaparecidos e desabrigados. Em Porto Alegre, as águas do Guaíba invadiram o centro e inundaram a rodoviária e o aeroporto Salgado Filho.
Centro de Porto Alegre na primeira semana de maio de 2024. |
Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre na primeira semana de maio de 2024. |
Para a prefeitura de Porto Alegre, o Guaíba é tratado como um lago. Tem gente que diz que é um rio e tem até quem fale em laguna ou estuário. Ainda assim, há uma discussão que perdura há tempos e que parece não ter uma resposta definitiva: o que é o Guaíba?
O que podemos afirma, laguna e estuário podem ser descartados já que, para ser classificado dessa forma, teria que ter alguma ligação direta com o mar.
O Guaíba desagua na chamada Lagoa dos Patos e tem um comportamento dual, já que apresenta características de lago nas suas margens, e de rio mais no seu meio.
Nas margens, ele funciona como um lago. Ele tem a vegetação, o tipo de profundidade como se fosse um lago. O escoamento é bidimensional, ou seja, não tem uma direção preferencial e é de baixa profundidade.
Ele tem, no meio dele, um canal. Não é incomum um lago ter uma parte com um escoamento. Mas, nesse caso, ele está escoando um rio muito grande, que é o Jacuí. E esse canal mais profundo tem correnteza. Lago não tem correnteza.
Pode ser dizer que o Guaíba é um lago onde passa um rio de grandes proporções no meio (rio Jacuí) . Ou um rio que tem as margens como um lago.
A geografia da região é essencial para entender a enchente. |
E por que o Guaíba encheu tanto?
- A explicação não tem relação com ser rio ou lago. É algo que pode acontecer com qualquer outro corpo hídrico: ele recebeu uma carga muito grande de água em uma velocidade da subida da água com as chuvas muito rápida;
- Por causa das mudanças climáticas (alterações nos padrões do Efeito Estufa), causada pelas ações antrópicas (emissões de gases potenciadores do Efeito Estufa) a tendência, para o sul do país, é de aumento de chuvas;
- O El Niño, que esta atuando em 2024 e que provoca aumentos nas precipitações no sul do país, principalmente no Rio Grande do Sul.
E por que a cidade de Porto Alegre foi tão afetada?
- Permissão de ocupação residencial e comercial pela prefeitura em áreas próximas ao rio/lago Guaíba, consideradas pela estudos ambientais como área de preservação necessária para manutenção do meio ambiente;
- Esta permissividade provocou o desmatamento da mata ciliar, a impermeabilização do solo através da pavimentação e em vários casos, o aterramento em direção ao Guaíba (aumento da margem);
- Sem as barreiras naturais citadas acima e a aproximação da urbanização junto as águas do Guaíba, foi facilitado a rápida invasão das águas;
- Sistema de comportas e de bombas de drenagens sem manutenção. Porto Alegre possui um sistema eficiente para minimizar e até mesmo evitar enchentes. Infelizmente o sistema foi negligenciado pela prefeitura nos últimos anos. O sistema falhou e ficou inoperante.
Texto adaptado da reportagem de Sarah Resende — São Paulo em 07/05/2024 - Portal G1
VEJA UM VÍDEO EXPLICATIVO SOBRE O ASSUNTO NO LINK ABAIXO:
👇
VEJA TAMBÉM O VÍDEO ABAIXO COM A SEQUÊNCIA DE ACONTECIMENTOS
DAS ENCHENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2024
👇
O VÍDEO ABAIXO EXPLICA AS CAUSAS
DAS ENCHENTES DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - 2024
👇
Tema sugerido por João Victor Santos 6B - 2024
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.