quarta-feira, 5 de junho de 2024

A Origem dos Fusos Horários


        
            As empresas ferroviárias dos Estados Unidos desempenharam um papel fundamental na criação do sistema de fusos horários em todo o mundo. Antes da padronização, cada cidade ajustava seus relógios localmente, o que causava confusão, especialmente para as ferrovias que transportavam pessoas rapidamente por grandes distâncias. Em 1883, as empresas ferroviárias norte-americanas começaram a utilizar os fusos horários padrão propostos pelo canadense Sir Sandford Fleming.
            Posteriormente, em 1884, uma Conferência Internacional de Primeiros Meridianos, com 25 países foi realizada em Washington, DC, onde se estabeleceu o meridiano principal e os 24 fusos horários com base nesse sistema. Foi determinado que o fuso 0º, também conhecido como meridiano inicial, ficaria em Greenwich, cuja hora recebeu o nome de GMT (Greenwich Mean Time). 
            A partir desse marco zero, foram estabelecidos os outros limites para os fusos horários, padronizando a contagem das horas no mundo e facilitando comunicações, comércio internacional e viagens. Embora nem todos os países tenham adotado imediatamente os fusos horários, essa padronização foi essencial para a operação eficiente das ferrovias (objetivo principal na época) e para a sincronização global do tempo.

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Ferrovia Texas & Pacific (EUA).





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