Arrebol é um fenômeno óptico que ocorre durante o crepúsculo, quando o Sol está logo abaixo do horizonte. É um espetáculo atmosférico belíssimo que acontece quando o Sol está se pondo ou nascendo, deixando o céu tingido de cores fascinantes. Nesse momento, a luz solar é dispersa na atmosfera, separando as diferentes cores do espectro de luz.
Arrebol durante o amanhecer, visto a partir da região do Vale Verde/Vale Novo em Cubatão. |
A ciência por trás desse fenômeno envolve a dispersão de Rayleigh, que faz com que os comprimentos de onda mais curtos (azuis) se espalhem mais, enquanto os comprimentos de onda mais longos (laranja e vermelho) conseguem chegar até nossos olhos, criando essa gama de cores no céu. O resultado é uma coloração avermelhada, alaranjada ou rosada no céu, criando uma ampla gama de tons quentes e vibrantes.
Temos que considerar além do ângulo de incidência da luz solar interagindo na troposfera (camada da baixa atmosfera da Terra), ainda que raro, a presença de nuvens de poeira, fumaça e partículas suspensas misturadas com a pouca umidade do ar e temperaturas específicas, que podem influenciar esse fenômeno.
Seja como for, é um espetáculo natural fascinante, poético e científico ao mesmo tempo.
Imagens enviadas por Samilly Barbosa 7ºA
e Vitória Gabriele 8ºB (2024)
Fontes:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.