Após a abolição da escravatura no Brasil, a imigração estrangeira se tornou uma alternativa para suprir a demanda por mão de obra nas lavouras e substituir os escravos. Vamos ver alguns motivos:
Fim da Escravidão
- A Lei Áurea, assinada em 13 de maio de 1888, libertou todas as pessoas da escravidão no Brasil;
- No entanto, os africanos e seus descendentes, agora livres, enfrentaram dificuldades para sobreviver, pois não tinham casa, comida ou trabalho. A maioria dos libertos não optaram por permanecer nas fazendas sob o novo regime salarial (baixíssimo), além disso, forte discriminação impediu aqueles poucos de continuarem.
Em 1888, no Brasil, após 300 anos de escravidão, termina um dos períodos mais vergonhosos e cruéis da história da humanidade. |
Imigração em Massa
- Por volta de 1900, a imigração vinda da Europa e de outras regiões do mundo se tornou ainda mais comum;
- Essas pessoas vinham em busca de novas oportunidades de trabalho nas lavouras, substituindo os escravos, aliado a sucessivas crises econômicas que assolavam a Europa e o Japão entre outras parte do mundo.
Kasato Maru foi o navio que, em 1908, transportou o primeiro grupo de imigrantes japoneses vinculados ao acordo estabelecido entre o Brasil e o Japão. |
Diversidade de Imigrantes
- O Brasil recebeu imigrantes de diversos lugares, como alemães, russos, árabes, chineses, poloneses, japoneses e outros;
- Essa mistura de raças (miscigenação) e culturas enriqueceu nosso país e contribuiu para o desenvolvimento e a diversidade cultural.
Veja algumas fotos do dos imigrantes no link abaixo:
Podemos afirmar que a imigração estrangeira após a abolição da escravatura foi fundamental para suprir a necessidade de mão de obra nas fazendas e também para moldar a rica diversidade cultural do Brasil.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.