quarta-feira, 25 de setembro de 2024

Manguezais


            Os manguezais são ecossistemas litorâneos que se formam na região de entremarés, ou seja, na transição entre a terra firme e o mar. Eles ocorrem em áreas de estuários, baías ou reentrâncias, onde a água salobra é uma constante. No Brasil, esses ecossistemas se estendem da costa do Amapá até Santa Catarina.


            Aqui estão algumas características importantes dos manguezais:

Vegetação dos Manguezais

            Os manguezais apresentam plantas halófitas adaptadas para condições extremas, como solos lamacentos e elevado teor de sal. Essas plantas possuem raízes aéreas e folhas com mecanismos para excretar o excesso de sal e estratégias de propagação de suas sementes ao longo do litoral. 



As três principais espécies de mangue encontradas no Brasil são:
  • Mangue-branco (Laguncularia racemosa): É uma árvore de porte médio, com folhas ovais e raízes aéreas bem desenvolvidas;
  • Mangue-vermelho (Rhizophora mangle): Possui raízes escoras que se projetam verticalmente para sustentar a planta. Suas folhas são alongadas e brilhantes;
  • Mangue siriúba ou preto (Avicennia schaueriana): É uma árvore de menor porte, com folhas lanceoladas e raízes aéreas menos proeminentes.

Vegetação de mangue

Fauna dos Manguezais

            Embora o número de espécies vegetais seja limitado, a fauna dos manguezais é diversificada. Há uma variedade de peixes, crustáceos, aves, insetos, répteis e mamíferos aquáticos vivendo nesse ambiente.
        Os manguezais são berçários naturais para muitas espécies marinhas, contribuindo para a biodiversidade marinha. VEJA MAIS SOBRE A FAUNA  AQUI👈

Importância dos Manguezais

            Os manguezais desempenham um papel crucial na manutenção do equilíbrio ambiental. Eles protegem as planícies costeiras da erosão e ajudam a regular o clima global.
            Além disso, esses ecossistemas são fontes de alimentos e matérias-primas para as comunidades locais, tornando sua conservação urgente.

Assista ao vídeo para saber mais:



Manguezais da região central da Baixada Santista.

Distribuição dos manguezais no mundo.



Fontes:






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.